SAÚDE: MUTIRÃO DE LIMPEZA CONTRA A DENGUE É REALIZADO NESTE SÁBADO (27/1), EM SABARÁ

na Categoria Meio Ambiente, Obras, Saúde, Zoonoses

Na manhã deste sábado (27/1), o Governo de Minas decretou situação de emergência em saúde pública por causa da alta incidência de casos de dengue e de chikungunya no estado. E visando combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças, a Prefeitura de Sabará realiza, desde a manhã de hoje, um mutirão para a coleta de inservíveis nas regiões alta e baixa de General Carneiro, Vila dos Coqueiros, Vila Rica e Rosário III.

Mais de 150 servidores da administração municipal das secretarias de Obras, Meio Ambiente e Saúde atuam na ação em que já foram recolhidas aproximadamente 350 toneladas de inservíveis, como pneus, garrafas plásticas, latas, entre outros resíduos que podem acumular água, tornando-se possíveis focos de proliferação do mosquito. Além do mutirão, também está sendo feita a limpeza de ruas das localidades.

Todos materiais inservíveis coletados estão sendo levados para a Regional de General Carneiro, onde os agentes de endemias estão fazendo borrifação com inseticida.

Importante

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências. Por isso, é preciso que a população sabarense faça a sua parte, cuidando do seu espaço e prevenindo-se, pois a responsabilidade de eliminar os focos do Aedes aegypti é de todos.

Para denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou acumuladores ou solicitar informações sobre o assunto, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (31) 3674-6295.