SAÚDE: COMITÊ DE ARBOVIROSES SEGUE APRIMORANDO MEDIDAS PREVENTIVAS DE ENFRENTAMENTO À DENGUE

 na Categoria Saúde, Vacinação

O Comitê de Arboviroses, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Sabará (CMSS) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), promoveu, nessa segunda-feira (26/2), uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde, para discutir sobre a continuidade da execução de medidas de controle da epidemia de dengue na cidade. As ações, planejadas conforme cada cenário epidemiológico, fazem parte de um plano de contingência, previamente elaborado, que mobiliza diferentes secretarias municipais.

Segundo o comitê, para fazer frente ao crescimento de casos no município, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuará intensificando suas atividades, incluindo mutirões de limpeza semanais, visitas domiciliares e comerciais diárias, nas quais os agentes de endemias fazem o mapeamento de possíveis focos de infestação em lugares estratégicos, públicos e privados, a fim de adotar medidas de prevenção das arboviroses.

Além disso, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, com exceção a do Pompéu, por não possuir sala de imunização, já está acontecendo a vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos. As unidades também estão estruturadas para atender os pacientes que estejam com sintomas da doença, a fim de evitar casos graves e óbitos por arboviroses. De acordo com o comitê, é fundamental que o usuário de saúde busque atendimento, preferencialmente, na UBS mais próxima de sua residência.

Durante a reunião, também foram discutidas maneiras de agilizar e aprimorar os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na Unidade de Reposição Volêmica (URV), uma vez que o volume de notificações e internações, em consequência do cenário epidemiológico da dengue no município, vem crescendo a cada dia.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências. Por isso, é preciso que a população sabarense faça a sua parte, cuidando do seu espaço e prevenindo-se, pois a responsabilidade de eliminar os focos do Aedes aegypti é de todos.

 

Notícias Recomendadas