SAÚDE: ANVISA DETERMINA A INTERDIÇÃO E O RECOLHIMENTO DE LOTES DE MEDICAMENTOS, CONTENDO LOSARTANA
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na última quinta-feira (23/6), a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos, contendo o princípio ativo losartana. A medida foi tomada devido à presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável.
As pessoas que utilizam o medicamento não devem parar de tomar o medicamento, pois a interrupção dos tratamentos da hipertensão arterial e insuficiência cardíaca podem ocasionar danos severos à saúde.
1 – Devo continuar tomando minha losartana?
Sim. Os pacientes que fazem uso da losartana devem continuar utilizando o seu medicamento, ainda que estejam usando um dos lotes afetados.
A hipertensão e insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente pelo médico que acompanha o paciente. Deixar de tomar o medicamento pode trazer mais riscos para a saúde do paciente.
2 – Estou usando medicamento dos lotes afetados. O que devo fazer?
Se você tem em casa ou está fazendo uso de um dos lotes interditados ou recolhidos você deve:
- Continuar o tratamento até realizar a troca do medicamento na farmácia.
- Conversar com seu médico ou farmacêutico em caso de dúvida ou necessidade de orientação.
Atenção: Pacientes que pegam os medicamentos nos postos de saúde e tem o medicamento da marca Prati Donaduzzi com o lote 21I699 podem fazer a troca, imediatamente, levando a receita e o medicamento.
Clique aqui e confira a lista dos medicamentos que devem ser recolhidos do mercado.
Clique aqui e confira a lista dos medicamentos interditados.
Para mais informações, acesse o site do Ministério de Turismo gov.br/saude.