PESCADOS: VIGILÂNCIA SANITÁRIA REALIZA OPERAÇÃO SEMANA SANTA

na Categoria Saúde

Durante o período da Semana Santa, o consumo de pescados aumenta consideravelmente. E, para garantir uma compra segura para os consumidores, a Vigilância Sanitária de Sabará realizará até o dia 4 de abril a campanha educativa “Operação Semana Santa”.

A iniciativa tem como objetivo fiscalizar o comércio e a manipulação dos pescados e, com a entrega de panfletos informativos, orientar os consumidores sobre os cuidados necessários no ato da aquisição dos produtos.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Andrea Lisboa, falou sobre a importância da ação. “Como estamos na quaresma, aproveitamos este período para orientar não só os consumidores, mas, também, os comerciantes, sobre a importância de se observar os cuidados na hora da compra dos pescados como a data de validade, a aparência do produto, a compra fora de local específico para a venda, entre outras medidas”, explicou.

Suely Lima, moradora do Bairro General Carneiro, elogiou a operação. “Com certeza essa ação é importante para nós, pois, mesmo sabendo que a qualidade dos produtos aqui é ótima, o serviço de vocês nos ajuda muito”, comentou.

Cuidados necessários

Cuidados ao adquirir o pescado congelado

• Observe se a embalagem está íntegra, sem nenhuma violação;
  • A rotulagem deve atender às normas sanitárias, tais como: data de embalamento, data de validade, lote do produto, número do SIF – Serviço de Inspeção Federal;
  • As condições de armazenamento também são importantes. Os pescados devem estar armazenados em freezers ou balcões gelados, que devem atingir de -12°C a -18°C;
  • Nenhum produto pode apresentar partes amolecidas, pois isso indica que houve descongelamento do pescado, devido ao mau funcionamento do equipamento.

Cuidados ao adquirir o peixe fresco

• O pescado fresco é aquele que nunca foi congelado e é conservado no gelo, mantido em temperaturas entre -0°C e -2°C;
  • Úmido, firme, sem manchas estranhas na pele e com os olhos brilhantes e salientes;
  • Peixes – com as brânquias úmidas, brilhantes e entre as cores rosa e vermelho intenso;
  • No caso de filés embalados, sempre verifique, além da consistência da carne, o tipo do pescado, o estabelecimento de origem, o peso líquido, a data de embalagem, o prazo de validade e a forma de conservação.

Cuidados ao adquirir o pescado seco – bacalhau salgado

• Verifique se o produto está armazenado em local limpo e protegido de poeira e insetos;
  • Verifique a ausência de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade,  superficial, amolecimento e odor desagradável.

Em caso de denúncia, entre em contato com a Vigilância Sanitária de Sabará pelo telefone (31) 3672-7697 ou pelo e-mail vigilanciasanitaria@sabara.mg.gov.br.