MEIO AMBIENTE: PROJETO DE RECOMPOSIÇÃO FLORESTAL DOS RIBEIRÕES CAETÉ-SABARÁ É LANÇADO NA CIDADE
Aconteceu, na tarde desta quarta-feira (16/8), no Solar do Padre Correia, o Fórum de Lançamento do Projeto de Recomposição Florestal dos Ribeirões Caeté-Sabará. Segundo os idealizadores, a iniciativa teve como objetivos apresentar o projeto ao público presente, bem como suas futuras ações; e abordar as atuações de diversas instituições no município, no que se refere à preservação ambiental.
Abrindo a solenidade, o coordenador regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias do Rio das Velhas e do Rio Paraopebas, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Lucas Gonçalves, abordou a atuação do MPMG na defesa do meio ambiente.
Na sequência, o gerente de Desenvolvimento Social da AngloGold Ashanti, Fernando Cláudio, apresentou os Projetos Socioambientais da empresa mineradora, na Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirões Caeté-Sabará
Posteriormente, a presidente do Instituto Plantando, Edna Araújo, contou a história da implantação do instituto em Sabará e sua atuação no município.
Prontamente, em nome do Poder Executivo, o prefeito de Sabará, Wander Borges, destacou as ações desenvolvidas pela administração municipal, voltadas para a preservação e conscientização ambiental na cidade.
Em seguida, o coordenador do Projeto de Recomposição Florestal dos Ribeirões Caeté-Sabará, Fernando Madeira, fez a apresentação do projeto para os participantes.
Após, o promotor de justiça da Comarca de Sabará, Dr. Rodrigo Marciano, abordou as ações do MPMG, em Sabará.
A seguir, a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH-Rio das Velhas), Poliana Valgas, falou sobre os desafios e avanços na gestão e produção de água no Alto do Rio das Velhas.
Depois das falas das autoridades, aconteceu uma declamação de poesia, por Silas Fonseca, do Rancho da Cultura, e uma apresentação musical da dupla Zé Alves e Isabel Cristina, do grupo Cantarolê.
O projeto
Objetivo geral
Realizar a recomposição florestal nas principais microbacias contribuintes da UTE-Ribeirões Caeté-Sabará, conforme previsto no Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) do CBH-Velhas (SF5).
Objetivo específicos
- Realizar estudos, pesquisas, reuniões, mobilizações, planejamentos e levantamento de dados e de campo para execução das atividades de diagnóstico socioambiental e de qualidade das águas dos principais afluentes e dos Ribeirões Caeté-Sabará;
- Mobilizar e capacitar produtores rurais e colaboradores para realizar a recomposição florestal;
- Recompor áreas degradadas selecionados na sub bacia dos Ribeirões Caeté-Sabará;
- Realizar a Gestão e Monitoramento do projeto.
Público alvo
A sub bacia dos Ribeirões Caeté-Sabará, com área total de 33.156 ha, é responsável pelo abastecimento de mais de 18 mil pessoas nos dois municípios, além de contribuir com seu excedente, suficiente para abastecer 150 mil habitantes, para a Bacia do Rio das Velhas, principal afluente do Rio São Francisco, o qual é responsável pela manutenção de aproximadamente 5,3 milhões de mineiros.
Impactos Socioambientais Previstos
- Produção de água;
- Segurança alimentar;
- Produção agroindustrial;
- Geração de emprego e renda;
- Sustentabilidade;
- Certificação da produção.
O fórum contou com a presença do vice-prefeito, Lucas Silva, representantes das instituições participantes, vereadores, autoridades e servidores municipais.