MEIO AMBIENTE: AÇÕES DE MANUTENÇÃO E REPLANTIO NA ALAMEDA DOS IPÊS MARCAM A CELEBRAÇÃO DO DIA DA ÁRVORE EM SABARÁ

na Categoria Meio Ambiente

Hoje, 21 de setembro, é celebrado o Dia Árvore. E para comemorar a data, a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou, na manhã desta quarta-feira, a manutenção e o replantio das mudas de ipês nas cores amarelo, roxo, branco e rosa, que foram plantadas em 2020 no canteiro da rodovia MGT-262 (nas proximidades da região da Barraginha). O local é denominado “Alameda dos Ipês”.

Segundo a secretaria, na manutenção foram colocados os nutrientes necessários para a sobrevivência das árvores; e quanto ao replantio, algumas foram removidas, uma vez que estavam mortas. A ação contou com a participação de colaboradores da Prefeitura, vereadores, moradores da cidade e representantes de empresas do município.

A iniciativa fez parte do “Projeto Renovar – Adote Uma Árvore, Plante a Vida”, criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em novembro de 2017. O projeto incentiva a população a plantar e adotar árvores. Todos aqueles que participam do plantio recebem um certificado. A árvore é identificada com uma placa, contendo registros importantes para o monitoramento do seu crescimento. Assim se organiza uma teia de plantio de árvores nativas em áreas degradadas, de alta fragilidade ambiental, com a participação de todos.

Participação da população

Quem se interessar em plantar uma muda em qualquer local da cidade, pode acessar o site www.sympla.com.br/sabara e adotar de uma a três mudas. Após o cadastro no portal, os técnicos do Meio Ambiente entram em contato para agendar o plantio junto com quem a(s) adotou. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (31) 3672-7694.