JANEIRO ROXO: VAMOS FALAR SOBRE HANSENÍASE?
A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença causada por uma bactéria. A pessoa adquire a doença quando convive, durante muito tempo, com outra pessoa que possui a doença. Mesmo assim, somente uma pequena parcela das pessoas que entram em contato com a bactéria desenvolve a doença. Provavelmente a bactéria penetra no corpo através das vias de respiração.
Uma boa notícia é que a hanseníase tem cura. Após o diagnóstico a pessoa passa a tomar os medicamentos que são fornecidos gratuitamente na rede pública de saúde. O patologista tem papel importante no diagnóstico da hanseníase. É ele que examina as biópsias de pele ou de nervo de pacientes com suspeita de hanseníase, identificando a bactéria ou as alterações que são características da doença.
Cuide de seu bem-estar e dos outros também. Fique atento aos sinais e sintomas dessa doença. Com o diagnóstico e tratamento precoces aumentam as chances de cura e de ausência de sequelas.
Sinais e sintomas
- Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pede com mudança na sensibilidade dolorosa, térmica e tátil;
- Sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo dos nervos dos membros;
- Perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração;
- Inchaço e dor nas mãos, pés e articulações;
- Dor e espessamento nos nervos periféricos;
- Redução da força muscular, sobretudo nas mãos e pés;
- Caroços no corpo;
- Pele seca;
- Olhos ressecados;
- Feridas, sangramento e ressecamento no nariz;
- Febre e mal-estar geral.
Onde se tratar
Se apresentar um ou mais desses sinais e sintomas, procure ajuda médica. O posto de saúde mais próximo de sua casa ou uma equipe de saúde da família podem lhe ajudar. Neles, é possível fazer exames e receber orientações de como se tratar.
Parentes e amigos
Em caso de diagnóstico confirmado de hanseníase, oriente as pessoas com as quais mantém contato próximo e regular (familiares, amigos, colegas de trabalho) a também irem ao médico para serem examinadas.
Siga o tratamento
Quem tem diagnóstico para hanseníase deve começar a tomar os medicamentos prescritos de imediato. Ao fazer isso, o paciente deixa de ser transmissor da doença. E ação: é importante não abandonar o tratamento ou deixar de tomar os remédios.
Em caso de dúvidas, procure orientação médica na Unidade Básica de Saúde (UBS – Posto) mais próxima da sua residência.