HISTÓRIA: SABARÁ RECEBE PROGRAMAÇÃO DO 10º CONGRESSO INTERNACIONAL “FONTES PARA A HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO E DAS MESTIÇAGENS”
Com o apoio da Prefeitura de Sabará, o Grupo de Pesquisa CNPQ-UFMG Escravidão, Mestiçagem, trânsito de culturas e globalização – Séculos XV e XIX realiza, entre os dias 17 e 22 de novembro de 2024, o 10º Congresso Internacional sobre historiografia da escravidão e das mestiçagens, vinculado ao Convênio de Cooperação entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidad de Sevilla (Espanha). Em vigor desde 2013, o convênio tem como foco as áreas de História Moderna, História da Escravidão e História das Mestiçagens.
No dia 21 de novembro, de 10h às 12h, no Teatro Municipal, Sabará recebe a apresentação pública do videoaula “Documentos para a história do mundo nos acervos de Minas Gerais e Sabará”, com o Prof. Dr. Eduardo França Paiva, do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Em seguida, a conferencista Dra. Maria de los Reyes Rojas Garcia, do Departamento de Coordinación y Normalización, do Archivo General de Indias – AGI (Sevilla, Ministerio de Cultura, Gobierno de España), falará sobre o tema “Um proyecto de memoria compartida: los registros de esclavos em el Archivo General de Indias”. Ainda no Centro Histórico de Sabará, de 15h às 17h, estão programadas visitas técnicas ao Museu do Ouro, Arquivo da Casa de Borba Gato, Matriz de Nossa Senhora da Conceição e Capela de Nossa Senhora do Ó.
O Congresso Internacional
O Congresso promete dias de discussões cruciais para a temática. Além de debates acadêmicos, será um espaço para discutir ações práticas de valorização dos acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos. Com isso, o evento busca engajar pesquisadores, autoridades e a população em movimentos de restauração, manutenção e proteção desses patrimônios culturais.
O evento contará com conferências e mesas redondas organizadas em torno de temas específicos, relacionados ao desenvolvimento dos estudos promovidos pelo convênio. Estarão presentes professores e pesquisadores renomados de diversas regiões do Brasil e do exterior. Além disso, para garantir a participação ampla, as mesas serão transmitidas online.
Todas as informações e programação estão disponíveis no Instagram do Centro de Estudos sobre a Presença Africana no Mundo Moderno (CEPAMM), em https://www.instagram.com/cepammufmg.