EDUCAÇÃO: ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPAM DO PROJETO TRABALHO, JUSTIÇA E CIDADANIA

na Categoria Educação

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AMATRA), da 3ª Região, realizou, nesta sexta-feira (22/9), no Teatro Municipal, a culminância do projeto “Trabalho, Justiça e Cidadania”, desenvolvido pela associação.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar os cidadãos sobre seus direitos e deveres, a partir da disseminação do conhecimento dos direitos fundamentais, trabalhistas e humanos; das noções de ética e cidadania; e do funcionamento da justiça do Trabalho.

Durante o evento, ocorreram apresentações dos trabalhos desenvolvidos, ao longo do ano, pelos professores e alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal, que abordaram o tema “Direito do Trabalho”, voltados para os assuntos – “Combate ao Trabalho Infantil e o Excesso de Trabalho Doméstico” e a “Conscientização das Leis Trabalhistas”. No decorrer da execução do projeto, houve também a capacitação de professores, distribuição de cartilhas nas escolas sobre o tema e visita à sede da AMATRA, localizada em Belo Horizonte.

“Este projeto é muito importante, pois orienta os alunos sobre diversos assuntos, entre eles, a inserção ao mercado de trabalho, uma vez que muitos trabalham com parentes e acabam não dando o devido valor aos estudos”, disse Cristiane Costa, professora de História, da Escola Municipal Rosalina Alves Nogueira.

O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Fernanda Silveira, do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Welington Duarte, da vice-presidente da AMATRA, Anaximandra Oliveira, de vereadores e de autoridades do Poder Judiciário.

AMATRA 3

A AMATRA 3 visa promover a qualificação do exercício da cidadania, a integração com o judiciário e a conscientização dos direitos e deveres.