DEVOÇÃO: SABARÁ RECEBE, EM NOVEMBRO, IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, A MESMA UTILIZADA NO CÍRIO DE NAZARÉ, NO PARÁ
No dia 1º de novembro de 2024 (sexta-feira), Sabará recebe a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Trata-se da mesma imagem utilizada na peregrinação do Círio de Nazaré, evento de fé que mobiliza milhões de pessoas naquela região. A chegada da imagem e o acolhimento serão às 15h, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, com oração do terço. Às 16h, está prevista carreata até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A celebração eucarística será às 19h30 e, logo após, haverá procissão ao redor da Praça Melo Viana, no Centro. A despedida da imagem e o retorno a Belo Horizonte estão previstos para 21h.
História
A devoção a Nossa Senhora de Nazaré surge de uma antiga tradição cristã. O próprio São José esculpiu uma imagem de Maria em madeira, pintada por São Lucas. Mais tarde, a imagem foi levada para a Espanha permanecendo no Mosteiro Cauliniana. Por volta do início do século VIII 711, após a batalha entre árabes e visigodos na região da Andaluzia, foi levada para Portugal.
Os diferentes relatos ao longo destes séculos contam que a imagem ficou em uma gruta no litoral até 1182, quando o nobre almirante português Fernão Gonçalves Churricão, mais conhecido como Dom Fuas Roupinho, companheiro do primeiro rei de Portugal, Dom Afonso I, O Conquistador, foi salvo milagrosamente pela imagem. Ainda que não se saiba mais detalhes do ocorrido, a vila onde estava foi batizada de Nazaré, onde atualmente está o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
No Brasil
A Imagem de Nossa Senhora de Nazaré teria sido encontrada por volta de 1700 pelo paraense Plácido José de Souza, em Belém, popularmente conhecido Belém do Pará. A Imagem Original é de Madeira, com 28cm de altura, carrega o Menino Jesus no colo e fica permanentemente na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, Belém do Pará, no Glória, um lugar confeccionado em mármore Carrara em forma de anel.
O Círio de Nazaré em Belém do Pará
A maior e mais popular manifestação do Círio acontece no segundo domingo de outubro, na cidade de Belém do Pará, desde os fins do século XVIII. Com cerca de 2 milhões de devotos no cortejo, a Procissão do Círio percorre aproximadamente 5 km entre a Catedral Metropolitana e a Basílica de Nazaré. Desde 2013, é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.