CULTURA E FÉ: GRUPO ESPECIAL DA FUNDAÇÃO DO CAMINHO, VERDADE E VIDA APRESENTARÁ O ESPETÁCULO “O MESSIAS”, NO CENTRO CULTURAL JOSÉ DA COSTA SEPÚLVEDA

na Categoria Cultura

Com o apoio da Prefeitura, o grupo especial da Fundação do Caminho, Verdade e Vida trará para o palco do Centro Cultural José da Costa Sepúlveda (Rua Luís Cassiano, nº 60, no Centro) o espetáculo teatral “O Messias”. A apresentação acontecerá às 18h, deste domingo (24/3), data de celebração do “Domingo de Ramos”. A entrada é franca, com distribuição de ingressos no local (1h30min, antes do espetáculo). A classificação é livre, com recomendação acima de 12 anos.

O espetáculo

O espetáculo é encenado pelo Grupo Especial da Fundação Caminho, Verdade e Vida, de Belo Horizonte, com direção de Berenice Brandão Andrade. A produção teve início em 2021; e o elenco caminha junto desde 1985.

O roteiro da peça tem como base o estudo dos livros: A Boa Nova e Há 2000 Anos, psicografados por Chico Xavier, o Médium do Século e O Tesouro Esquecido, de Ívia Corneli, e a Bíblia Sagrada.

Enquanto passavam os ventos destruidores da “pandemia”, o grupo assumia o protocolo de Deus, numa movimentação intensa e ininterrupta, para produção do espetáculo de fé. As encenações reportam ao tempo de Jesus. A plateia é levada a rever notas emotivas que ficaram impressas na pauta de nossas almas como lembranças inesquecíveis daquele que é a Luz do mundo e medicamento para todas as moléstias.

A obra prende a atenção do público, começando por mostrar a fé ardente e as angústias de um povo. A perturbação social denunciava o exercício do poder intemperante. Roma imperava. A intemperança não tem consciência, impondo por esse motivo o regime de opressão, em que a ignorância e o medo são armas poderosas. Um povo sem instrução, separado por raça, crença e cor da pele é sempre frágil e não opõe resistência. A peça leva o público a descobrir que a intemperança de hoje é cópia do passado e velharia de milênios.

Surge no planeta uma personalidade única e inconfundível. A peça se desdobra entre lembranças emotivas de Cafarnaum, onde Jesus iniciou suas preleções nas margens do lago de Genesaré. Passa por Caná, Belém, Nazaré, pelas estradas tristes da Judeia, entra no deserto de Jericó e chega à formosa Jerusalém dos nossos destinos.

No desdobramento da primeira parte da apresentação, destaca-se a presença delicada de Maria, ainda moça, conhecendo José, junto às águas da fonte; passa pelo nascimento e infância de Jesus, até a visita ao Templo. Em sua alma romântica, fervorosa e cheia de bondade, Jesus menino guardava a esperança de entrar na Casa do Senhor.

Na segunda parte, a peça traz ao público outras emoções diferenciadas e profundas. Em foco, as manifestações de uma alma inconfundível e única, cuja passagem pela Terra marcou a história de maneira irretocável e inesquecível. A figura impressionante de Jesus ficaria para sempre na memória do mundo.