CULTURA: CLÁSSICO INFANTIL “PLUFT, O FANTASMINHA” ENCERRARÁ A PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO DO DIVERSÃO EM CENA

na Categoria Cultura

Encerrando a programação do Diversão em Cena do mês de setembro, o clássico infantil “Pluft, o Fantasminha” promete fascinar e divertir pessoas de diversas faixas etárias. A peça, da Copas Produções, será apresentada neste domingo (25/9), às 16h, no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda. A classificação é a partir de três anos.

Os ingressos gratuitos podem ser retirados a partir das 10h, desta terça-feira (20/9), pelo aplicativo “Diversão em Cena” ou pela página da Prefeitura de Sabará na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/diversao-em-cena-pluft-o-fantasminha/1708339). Caso todos os ingressos não sejam retirados virtualmente, o público poderá adquiri-los diretamente na bilheteria, a partir das 15h do domingo (25/9), até a lotação do espaço.

A apresentação artística conta com o apoio da Prefeitura de Sabará e patrocínio da Fundação ArcelorMittal e Belgo Bekaert, via Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura. A iniciativa tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas em mais de 60 municípios.

O espetáculo

Em um sótão de uma casa vive uma divertida família de fantasmas: o fantasminha Pluft, que tem muito medo de gente; a Mãe, que faz deliciosos pastéis de vento; e o Tio Gerúndio, que passa todo o tempo dormindo dentro de um baú. A tranquilidade do lugar termina quando o pirata Perna-de-Pau aparece trazendo a linda menina Maribel que fora raptada por ele. O vilão está em busca do tesouro do avô da garotinha, o capitão Bonança, que morreu no mar e, ao que tudo indica, deixou sua herança escondida naquele sótão. O que não se esperava é que uma bela amizade iria se formar entre Pluft e Maribel, dando um novo rumo à história. Os risos ficam por conta dos amigos da menina, o trio de marinheiros João, Julião e Sebastião, que vai a sua procura para salvá-la.

A peça teatral foi escrita pela dramaturga brasileira Maria Clara Machado em 1955 e se tornou um clássico do teatro infantil traduzida para dez diferentes línguas e representada em mais de trinta países. Ela foi encenada, pela primeira vez, no Tablado, no Rio de Janeiro, em setembro de 1955, com direção da própria autora. A apresentação é uma carta de poesia, bom humor e maliciosa inocência, impregnada de um tocante calor humano.

Em um espetáculo narrativo e musical, histórias são entrelaçadas pela musicalidade e pelos cantos de diferentes passarinhos: Bem-Te-Vi, Rouxinol, Sabiá e muitos outros.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone (31) 3671-1780.