CAMPEÃO: MAMÉDIO DOS SANTOS, PRODUTOR DO “CAFÉ VILA REAL”, DE SABARÁ, VENCE CONCURSO DE QUALIDADE DOS CAFÉS MINEIROS
Nesta segunda-feira (11/12), o produtor sabarense Mamédio Martins dos Santos venceu a grande final do 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. O artesanal “Café Vila Real”, da variedade catuaí vermelho, venceu na categoria “Café Natural”, da Região “Matas de Minas”, e, também, recebeu a premiação “Melhor Café de Minas Gerais”, com 91,7 pontos.
Ele participou pela segunda vez da disputa, contando com a consultoria e apoio da Prefeitura Municipal de Sabará e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em Sabará.
De acordo com os jurados, o “Café Vila Real” é complexo, sedoso, aveludado, contendo um ótimo corpo e uma acidez cítrica. Seu final é longo e doce, remetendo a mel, rapadura, garapa com limão, chocolate trufado, caramelo, pão de mel, entre outros valorosos atributos.
O Concurso
Para a disputa final, foram selecionadas 36 amostras na categoria “Café Natural” e 14 amostras na categoria “Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado”. As amostras foram submetidas a uma última prova de xícara por oito provadores, especialmente contratados para a avaliação técnica. Nessas provas, foram analisados critérios, como aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, entre outros aspectos sensoriais.
Esse é o maior e mais rigoroso concurso do país. Cada café foi provado, no mínimo, 78 vezes, totalizando mais de 18 mil xícaras em todas as fases do concurso. A pontuação e classificação foi feita de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês), entidade internacional de referência no setor.
A competição, promovida pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), do Governo de Minas, tem apoio da Universidade Federal de Lavras e patrocínio do Sicoob Crediminas e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A entrega da premiação foi realizada no auditório da Emater-MG.