AGRICULTURA: CURSO GRATUITO DE BENEFICIAMENTO E CONSERVAÇÃO DE FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES É OFERECIDO EM RAVENA, SABARÁ

na Categoria Agricultura, Meio Ambiente

Entre os dias 10 e 14 de junho de 2024, em Sabará, será oferecido o Curso de Beneficiamento e Conservação de Frutas, Verduras e Legumes, voltado para trabalhadores rurais, pequenos produtores e interessados na área da agricultura. As aulas serão ministradas na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, localizada na Praça da Matriz, nº 5, em Ravena. A iniciativa, que tem como objetivo capacitar os participantes para o mercado de trabalho, será realizada das 8h às 17h.

O curso, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), EMATER-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), Prefeitura Municipal de Sabará e Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Luzia, é totalmente gratuito. As inscrições estão abertas até o dia 7 de junho e podem ser feitas pelo telefone (31) 99957-6101. As vagas são limitadas.

Confira o conteúdo programático:

• Habilidades Básicas: Segurança e saúde no trabalho: Diretrizes para garantir um ambiente seguro e saudável; Cuidados com o meio ambiente: Práticas sustentáveis no processamento de alimentos; Cálculos básicos: Noções essenciais para a gestão e operacionalização das atividades.
  • Habilidades Específicas: Legislação vigente: Conhecimento das normas e regulamentos aplicáveis; Valor nutricional das frutas, verduras e legumes: Informações sobre os benefícios nutricionais dos alimentos; Higienização: Procedimentos para limpeza do local de trabalho, equipamentos e pessoal; Recepção e seleção da matéria-prima: Técnicas para escolher e manusear frutas, verduras e legumes; Fabricação de polpas e xaropes congelados: Métodos de produção e conservação; Processamento mínimo de alimentos: Técnicas de corte e preparo; Preparo do produto para comercialização: Embalagem, rotulagem e armazenamento adequados.
  • Habilidades Gerenciais: Custos: Gestão financeira e controle de gastos; Qualidade e comercialização: Estratégias para assegurar a qualidade e promover a venda dos produtos; Noções sobre associativismo: Benefícios e organização de associações de produtores.