14 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE
O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado, anualmente, em 14 de junho. O objetivo da data é homenagear os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, responsável por salvar milhares de vidas. A Prefeitura de Sabará enfatiza, periodicamente, por meio dos seus canais institucionais, a importância dessa ação solidária e extremamente importante.
Quem pode doar?
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
O procedimento é bem simples
O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
Quais são os requisitos para a doação de sangue?
- Para doar sangue é preciso estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher;
- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Onde doar?
O interessado em doar sangue deve comparecer a unidade do Hemominas e apresentar um documento oficial com foto. Para mais informações, acesse hemominas.mg.gov.br ou baixe o aplicativo MGApp Cidadão.