Diversão em Cena

Agenda 2023

Retire o seu ingresso, gratuitamente, em https://www.sympla.com.br/sabara.

NOVEMBRO

05 DE NOVEMBRO, 16H
AS HISTÓRIAS DAS PRINCESAS E SEUS PRÍNCIPES

Chegou o dia tão esperado para Joca e Clara, o dia do aniversário! Hora de ganhar presentes e receber a visita tão esperada do vovô, que lhes enche de carinho e histórias. E qual criança não é apaixonada por histórias, principalmente quando falamos de princesas e príncipes?

Usando um pouquinho da imaginação, várias delas aparecem: Branca de Neve, Elsa, Bela, Ariel e Cinderela e seus respectivos príncipes que, além de contar suas aventuras, cantam as músicas temas de suas histórias. A classificação etária é de 3 anos.

12 DE NOVEMBRO, 16H
JOÃO E MARIA – A OPEREJA

“João e Maria – A Opereja” é uma adaptação da Ópera “Hänsel und Gretel”, do compositor alemão Engelbert Humperdinck, para um musical infantil que homenageia a cultura sertaneja, por meio de figuras folclóricas, ritmos e danças populares. 

Personagens folclóricos estão presentes nessa verdadeira Ópera Sertaneja. A bruxa é o Papa-Figo, a fada do Orvalho é a Comadre Fulozinha e o saci Pererê, os cangaceiros e os bacuraus também habitam a caatinga, onde João e Maria se perdem quando vão colher Pequi para o jantar. A casa de doces é feita de tapioca, pé-de-moleque, bolo de rolo, cocada e doce de leite. 

Por se tratar de um clássico atemporal, direcionado a todos os públicos, especialmente crianças, foram poucas as montagens brasileiras dessa ópera tão popular, na época natalina, em países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. A ideia de adaptar o libreto, muito admirado por seus temas inspirados na música folclórica alemã, promete uma riqueza de detalhes da cultura sertaneja, tanto na música, quanto na própria encenação. O espetáculo tem duração de 65 minutos e a classificação etária é de 3 anos.

19 DE NOVEMBRO, 16H
ENCANTO

“Encanto” conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária, que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica, em uma cidade vibrante e em um lugar maravilhoso conhecido como um Encanto. A magia deste Encanto abençoou todos os meninos e meninas da família, exceto Mirabel, com um dom único, desde a super força até o poder de curar. Mas, quando Mirabel descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, ela decide que a única Madrigal, sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família excepcional.

A direção é de Diego Benicá e o elenco é formado por Arthur Passos, Bernardo Rocha, Bernard Bravo, Breno Gagliard, Bruno Alexsander, Daniela Cassimiro, Efigênia Maria e Luana Costa. O espetáculo tem duração de 60 minutos e a classificação etária é de 2 anos.

26 DE NOVEMBRO, 16H
PIMENTINHA – ELIS REGINA PARA CRIANÇAS

Com direção de Diego Morais, direção musical de Guilherme Borges e texto de Pedro Henrique Lopes, o espetáculo mostra a importância da autoestima e questiona os padrões de beleza impostos às mulheres, em uma grande homenagem a Elis Regina.

“Pimentinha – Elis Regina para Crianças” conta a história de Lilica, uma menina apaixonada por música e por suas grandes cantoras, que faz de tudo para sua mãe levá-la a um concurso de jovens talentos no rádio. Chegando lá, a menina de óculos e cabelo desgrenhado se sente intimidada pelo visual que a impõem. Em busca de sua própria essência, Lilica vai desafiar os padrões de beleza e mostrar que toda pessoa é linda, quando dá espaço para sua real personalidade.

A inspiração veio da infância de Elis Regina, que foi uma menina estrábica, tímida, que se escondia atrás dos óculos fundo de garrafa, mas que sempre buscou se sentir representada como mulher na sociedade e em seu visual. Na trilha sonora, estão grandes clássicos da MPB imortalizados por Elis Regina, como “Fascinação”, “O Bêbado e a Equilibrista”, “Madalena” e “Como nossos pais”, em arranjos pensados para as novas gerações. A peça tem duração de 60 minutos e classificação etária é de 2 anos.

OUTUBRO

08 DE OUTUBRO, 16H
TRUPICADA

O espetáculo musical “Trupicada” é embalado pelas diversas canções criadas pelos artistas da Banda Trupicada e por algumas interpretações de músicas de compositores que são referências para o grupo, como Hélio Ziskind, Palavra Cantada, Bia Bedran, Arnaldo Antunes e Vinícius de Morais.

Composta por oito músicos juiz-foranos, a banda apresenta um repertório com canções autorais e de compositores do cenário local e nacional. Cantigas e brincadeiras de tradição oral, também presentes, valorizam e consolidam o vínculo e a interação entre a banda e o público. São canções repletas de ludicidade e de temas coerentes com os interesses das crianças, que garantem momentos de puro deleite e confraria familiar.

O show também abrange diversos estilos musicais, como frevo, choro, rock e pop, que, aliados aos arranjos e letras que ampliam as referências da criança em relação à música, permitem a oportunidade de um contato direto com artistas, instrumentos e instrumentistas, ampliando e fortalecendo laços significativos para a formação de um público atuante no que diz respeito ao saudável consumo cultural. A duração do espetáculo é de 60 minutos e a classificação etária é de 3 anos.

15 DE OUTUBRO, 16H
CASA CARAMUJO

Ao perceber que poderá perder a mãe doente, um menino enfrenta a “Dona Morte” e consegue aprisioná-la dentro de uma casa de caramujo, que havia sido deixada pelo seu dono (Caramujo) para se banhar. Quando retorna para casa, encontra sua mãe bem, mas, aos poucos, eles e todos os moradores do lugar começam a se deparar com um fato: ninguém consegue mais colher frutos, legumes, verduras e pescar. Aprisionada, a morte deixa de agir e ninguém mais consegue se alimentar, quebrando, assim, o ciclo da vida. O menino, então, precisa mergulhar no fundo das águas e resgatar a dona morte para a vida voltar ao normal. O espetáculo tem duração de 55 minutos e a classificação etária é de 6 anos.

22 DE OUTUBRO, 16H
A BELA E A FERA

Teatro, contação de história, música e interatividade com o público ajudam a recontar o clássico de Jeanne-Marie LePrince de Beaumont sobre um jovem príncipe transformado em uma Fera. 

Na história, Bela é uma jovem aprisionada dentro de um castelo de um príncipe, que foi transformado em uma fera. Com a ajuda dos funcionários encantados do castelo, ela aprende a lição mais importante de todas: que a verdadeira beleza está dentro de nós. 

A montagem é do premiado grupo Cyntilante Produções, a direção é de Fernando Bustamante e o elenco é formado por Raíssa Alves, Ricardo Sabino, Gabriel Muzzi e Tiago Colombini. A atração tem duração de 50 minutos e classificação etária é de 5 anos.

29 DE OUTUBRO, 16H
BOO

“Boo” é um espetáculo inspirador para todas as idades. Nesta história divertida, engraçada e surpreendente, as palhaças Brisa e Tecla cai de paraquedas no meio de uma floresta perigosa, encontram seus maiores e piores medos e aprendem a superar suas dificuldades com muita coragem. O processo de criação e montagem começou em março de 2020. Atropelado pela pandemia e imerso em tempos de turbulência política que reverberaram diretamente na cultura, identidade e educação brasileira, “Boo” chega como um objeto artístico de reflexão e provocação para o encontro com o público. O “medo”, tema escolhido como argumento principal e ponto de partida da criação, é um assunto muito presente em nossas vidas em suas múltiplas esferas e camadas. O espetáculo tem duração de 60 minutos e a classificação etária é de 3 anos.

SETEMBRO

03 DE SETEMBRO, 16H
OS GNOMOS CONTAM A HISTÓRIA DO GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ

O espetáculo “Os gnomos contam a História do Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” é baseado na obra de Jorge Amado (1912-2001), seu único livro infantil. “A minha maior emoção foi ver as imagens poéticas que criei tomarem corpo e saírem a brincar pelo palco, contando a história”, disse o autor baiano.

A história é contada por gnomos doces e engraçados, que levam o faz de conta às últimas consequências. O espetáculo já se apresentou em inúmeras cidades, miudinhas ou cosmopolitas, no Brasil, Portugal e Uruguai. A peça tem duração de 60 minutos e classificação etária de 5 anos.

10 DE SETEMBRO, 16H
PAMONHA E PANACA

A peça apresenta dois personagens antagonistas em um espetáculo que revela exatamente o que a formação de um indivíduo não deve ter: preguiça, desleixo e a falta de consciência que o esforço leva ao sucesso. A montagem da Prama Comunicação e Casa dos Azulejos Produções é uma crítica a um tipo de comportamento que permeia a sociedade em vários níveis, em que o “jeitinho especial” se torna um atalho para falsos méritos e vantagens que destroem a base moral, causa injustiças e perturba a ordem natural dos acontecimentos.

Por meio do humor, gags e situações risíveis, o público assiste ao confronto de dois palhaços que se rendem ao fracasso, se contentam com perdas constantes e não alcançam nenhuma solução para seus problemas. Ao contrário, agravam, cada vez mais, sua sobrevivência ao não lutar pelas suas necessidades, abrindo mão de oportunidades raras. Com visual colorido, trilha sonora bem-humorada e a atuação com movimentos característicos dos desenhos animados, “Pamonha e Panaca” é uma aventura de anti-heróis que pecam pela ignorância e transformam em piada suas ações de sobrevivência. A peça tem duração de 40 minutos e classificação etária de 5 anos.

17 DE SETEMBRO, 16H
BAILINHO AQUÁTICO

O “Bailinho Aquático” gira em torno do personagem Jabá, um réptil órfão e solitário que parte de sua lagoa poluída em busca de água limpa e amigos. No roteiro, 14 composições originais descrevem os personagens que o jacaré conhece em suas novas descobertas e chamam a atenção da meninada para a questão da água e dos seres que nela vivem. A produção e direção musical são comandadas por Caio Gracco Guimarães, que também faz parte do elenco com Léo Pires (Ciro Trevisan), Cláudio Moraleida, AnaCê e Marcus Nascimento. O musical tem duração de 60 minutos e classificação etária livre.

24 DE SETEMBRO, 16H
JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO – O GUARDA HISTÓRIAS

Na história, João é um garoto que vive com sua mãe num casebre. Eles enfrentam dificuldades financeiras e precisam vender tudo o que têm, incluindo a melhor amiga de João, uma vaquinha chamada Leiteira. No caminho até a feira da cidade, João é abordado por um ancião que oferece alguns feijões, que diz serem mágicos, como pagamento pela vaquinha. Convencido de que está fazendo um bom negócio, ele a troca pelos feijões, deixando sua mãe muito furiosa. Tristonho, João acaba jogando os feijões fora. Mas, bastou uma chuva para mostrar que os feijões realmente eram mágicos e aqueles grãos se transformaram em um gigantesco pé de feijão. Curioso, João escala até chegar ao céu, onde conhece a adorável “Esposa” de um terrível gigante. A peça tem duração de 50 minutos e classificação etária de 3 anos. 

30 DE SETEMBRO, 16H
A BELA ADORMECIDA

A Cyntilante Produções é uma premiada companhia teatral em Belo Horizonte, que investe na difusão do Teatro Musical, especialmente para a infância e a juventude. A proposta de apresentar os clássicos da literatura, por meio de um show musical, surgiu a partir das intervenções teatrais que a companhia já realiza em eventos fechados e é um grande sucesso de público e crítica. Em “A Bela Adormecida”, o grupo conta a história da princesa enfeitiçada por uma maléfica feiticeira para cair num sono profundo, até que um príncipe encantado a desperte com um beijo, provindo de um amor verdadeiro. Trata-se de um dos contos mais famosos da humanidade, e a versão mais conhecida é a dos Irmãos Grimm, publicada em 1812. A peça tem duração de 45 minutos e classificação etária de 2 anos. 

AGOSTO

06 DE AGOSTO, 16H
AS AVENTURAS DE MATIAS

Inspirada em histórias vividas pela dramaturga Conceição Rosière com seu netinho Matias, “As Aventuras de Matias” é uma história divertida e musical com personagens que constroem um mundo cheio de fantasias. Durante o banho, o menino transforma sua banheira em uma grande aventura. Cercado por personagens misteriosos, ele terá que descobrir os segredos do fundo do mar. A partir da poesia do teatro de bonecos, a peça aborda o universo criativo das infâncias nos momentos de tomar banho.

“As Aventuras de Matias” utiliza várias técnicas de teatro de bonecos e animação como marionetes de manipulação direta, varas, mecanismos, teatro de papel, boneco de luva e pantãs bidimensionais. Os bonecos são expressivos e despertam um encantamento mágico e poético em crianças e adultos. A duração do espetáculo é de 45 minutos e a classificação etária é livre.

13 DE AGOSTO, 16H
A DAMA E O VAGABUNDO

Em “A Dama e o Vagabundo”, Dama, uma cadelinha da raça Cocker Spaniel Inglês com pedigree, se sente em segundo plano quando sua dona fica grávida. Ela, então, foge de casa em busca de conforto diante dessa nova fase de sua vida. É aí que Dama conhece Vagabundo, um vira-lata astuto que sobrevive na rua e a ajuda no seu retorno ao lar. A classificação etária do espetáculo é de 2 anos.

20 DE AGOSTO, 16H
SHOW AVOAR

Com a presença das palhaças Brisa e Tecla no palco, o “Show Avoar” é a materialização do álbum musical de mesmo nome, lançado em 2020, na plataforma digital Soundcloud, e contemplado com o 4º lugar no prêmio da Música Popular Mineira 2020, na categoria álbum infantil. Integralmente autoral e com todas as canções apresentadas ao vivo, o espetáculo é apresentado pelas artistas Janaina Morse e Maria Tereza Costa. 

O “Show Avoar” tem as músicas executadas com violão, pequenos instrumentos e uma controladora que, por ser um instrumento eletrônico, traz timbres divertidos e diferentes, contribuindo para a construção de paisagens sonoras contemporâneas para o universo infantil, durante o espetáculo. O roteiro cênico e o repertório permeados pela interatividade e flexibilidade, no encontro com o público, trazem textos e músicas como ponte para o diálogo e a comunicação com a plateia. A duração do espetáculo é de 50 minutos e a classificação etária é de 3 anos.

27 DE AGOSTO, 16H
ON-CA-PE—BU-PE—BI-RA-PA

“On-ca-pe—bu-pe—bi-ra-pa” é um espetáculo lúdico, afetivo e brincante, que fala sobre a preservação de animais que correm o risco de extinção no estado de Minas Gerais. O cenário é envolvente, com desenhos dos animais, e as canções são embaladas pelo axé, afoxé e variações. Edu Pio (voz e violão) se apresenta acompanhado dos músicos Leonardo Brasilino (trombone), Samy Erick (guitarra e violão) e Fábio Martins (percussão). Cenário por Ana Lu Barroso. O espetáculo tem a duração de 45 minutos e a classificação etária é livre.

JULHO

02 DE JULHO, 16H
TAP CLOWNS

Tap Clowns conta a história de Capim e Bambu, dois artistas de rua que lutam para sobreviver da sua arte. Muito engraçados e um pouquinho picaretas, os dois se apresentam nas praças das cidades, levando alegria e diversão a tantos quantos encontram pela frente. Mas a maré não está para peixe e a fome não dá trégua a nenhum dos dois. Uma reviravolta irá mudar a vida desses dois palhaços trapalhões, que vão surpreender o público com números de sapateados incríveis.

09 DE JULHO, 16H
LAMPIÃOZINHO E MARIA BONITINHA

O musical infantil homenageia a cultura brasileira, adaptando a história do cangaço ao mundo dos insetos e fazendo alusões a fatos, costumes e curiosidades da cultura nordestina.

A história de “Lampiãozinho e Maria Bonitinha” se passa no mundo dos insetos.  A aventura tem início na pequena cidade de Vila Bela do Melado, se desenrolando por todo sertão, onde o bando de Pirilampo Lampião, um misto de justiceiro e assaltante, se esconde e é perseguido pela polícia volante do tenente Muriçoca Bezerra. Nesse mundo de insetos, os personagens usam  como armamento bombas de inseticida (espingarda), mata-moscas (peixeiras) e grandes bodoques de “gravetos” (pistolas) e, como munição, sementes de seriguela, umbu e melancia. A classificação etária é de 5 anos.

16 DE JULHO, 16H
A BELA E A FERA

Em uma pequena aldeia, vive Bela, uma jovem inteligente, que é considerada estranha pelos moradores, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Certo dia, o pai da garota vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, mas se perde na floresta. Desesperado, procura abrigo em um castelo, mas acaba se tornando prisioneiro de uma Fera. A Fera é o senhor do palácio, um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira. Quando Bela sente que algo aconteceu ao seu pai, sai à sua procura. Ela o encontra e faz uma proposta para Fera: se o pai ganhasse a liberdade, ela ficaria ali para sempre. A Fera, então, aceita. É nesse momento que os moradores do castelo – toda a criadagem que foi transformada em objetos falantes – sentem que pode ser a chance de o feitiço ser quebrado. Mas isso só acontecerá se a Fera amar alguém, com essa pessoa retribuindo o amor. No entanto, precisa ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair, o feitiço não poderá mais ser desfeito. A duração da apresentação é de 60 minutos e a classificação etária é de 1 ano.

23 DE JULHO, 16H
ALADIM

A proposta interativa, a música ao vivo e o visual impecável dos personagens são ingredientes que prometem agradar o público. Os participantes vão se divertir e se emocionar com Aladim – Pocket Show, adaptação de um dos contos mais famosos da coletânea árabe “As Mil e Uma Noites”. Sabe-se, porém, que a história foi acrescentada à coletânea pelo orientalista francês Antoine Galland, responsável pela tradução que popularizou a obra no Ocidente. Quando descobre que há na lâmpada um gênio poderoso, que pode se transformar em qualquer pessoa ou coisa e que lhe concederá três desejos, Aladim planeja usá-los para conquistar a princesa, sem imaginar que um mago será o seu inimigo, que precisa ser detido. A duração da apresentação é de 45 minutos e a classificação etária é de 3 anos.

30 DE JULHO, 16H
CHAPEUZINHO VERMELHO

Contada há séculos, a história de “Chapeuzinho Vermelho” surgiu na Idade Média, a partir da tradição oral de camponeses europeus. Em 1697, Charles Perrault publicou a primeira versão adaptada da história sobre a garota que atravessa a floresta para visitar sua avó doente, mas, no meio do caminho, é enganada por um lobo mau. No século XIX, os irmãos Grimm alteraram a narrativa, incluindo a figura do caçador na versão que passou a ser conhecida no mundo inteiro. A montagem da Copas Produções traz um ar mais contemporâneo para a clássica história. A duração da apresentação é de 60 minutos e a classificação etária é de 2 anos.

JUNHO

04 DE JUNHO, 16H
OS SALTIMBANCOS

O musical conta a história de quatro animais que se encontram numa estrada, fugindo de seus patrões por maus tratos. Eles formam um conjunto musical e, por meio desta união, conseguem ser felizes. Seguem, então, um caminho de liberdade e harmonia rumo a um futuro melhor, em que o amor, o respeito e a amizade são os lemas de suas vidas. A duração da apresentação é de 60 minutos e a classificação etária é de 1 ano.

11 DE JUNHO, 16H
BERENICE E SORIANO

O enredo conta a história da destemida menina Berenice que, sempre acompanhada de Rosa, sua boneca de pano, sai em busca de Soriano, seu sabiá. Nessa jornada, enfrentam desafios e são surpreendidas por diversos personagens populares como Pai Francisco, Marinheiro Só, Barata Mentirosa, Tangolomango, entre outros. A montagem une teatro, dança, música e poesia em um diálogo sensível e divertido, para contar e recontar histórias que habitam nossas memórias de infância. A duração da apresentação é de 50 minutos e a classificação etária é de 3 anos.

18 DE JUNHO, 16H
PARACHICOS – MARIANA BUARQUEANDO PARA CRIANÇAS

Para Chicos – Maria Buarqueando para crianças traz uma nova abordagem da obra do cantor e compositor Chico Buarque, desta vez, para crianças. Partindo das memórias de sua infância no Norte de Minas e da relação que tinha com a obra de Chico, desde pequena, Mariana Arruda faz uma seleção particular de músicas. Neste show, canções que já são consideradas clássicas do cancioneiro infantil como as trilhas da peça “Os Saltimbancos” e do filme “Os Saltimbancos Trapalhões” são interpretadas ao lado de clássicos antes vistos só como “adultos” do músico como “João e Maria”. A duração da apresentação é de 50 minutos e a classificação etária é de 5 anos.

25 DE JUNHO, 14H E 17H
A GELADEIRA MÁGICA

Em “A Geladeira Mágica”, Nina e Luca são primos que sempre se encontram para brincar na casa de sua avó, lugar onde, também, aprendem bastante. Numa manhã de sábado, Arlete – a senhora dos bons hábitos – sai em busca de ingredientes para o almoço. A curiosidade em desvendar outras delícias na cozinha da avó, antes do horário da refeição, faz com que os primos vivam momentos de magia e de surpresa, cada vez que abrem a porta de uma misteriosa geladeira. Em um universo, em que o faz de conta sempre pode acontecer, versões diferentes de clássicos da literatura infantil vêm à tona para apresentar novas lições de bons hábitos a crianças e a quem mais for capaz de mergulhar em seus acontecimentos. Com leveza e humor, “A Geladeira Mágica” é uma dramaturgia que pretende ensinar, por meio do lúdico, e faz da imaginação um espaço fértil para solidificar boas ideias. A duração da apresentação é de 60 minutos e a classificação etária é de 3 a 8 anos.

MAIO

21 DE MAIO, 16H
MOANA

Em Moana, o público vai poder acompanhar a emocionante história de uma jovem que parte em uma missão para salvar seu povo. Durante a jornada, Moana conhece o outrora poderoso semideus Maui, que a guia em sua busca para se tornar uma mestra em encontrar caminhos. Juntos, eles navegam pelo oceano em uma viagem incrível. O espetáculo é um pocket show com duração de 50 minutos, tem a direção de Fernando Bustamante e traz Vivian Germano, Igor Penna e Marinah Velasques no elenco.

28 DE MAIO, 16H
RAPUNZEL

Adaptação do clássico publicado em 1812 pelos irmãos Grimm, Rapunzel conta a história de uma jovem de longos cabelos da cor do ouro, aprisionada no alto de uma torre por uma bruxa vingativa. Após um ladrão foragido encontrar a torre de Rapunzel, a protagonista é convencida a fugir e conhecer o mundo. A direção do espetáculo é assinada por Fernando Bustamante, e no elenco estão as atrizes Raíssa Alves e Marinah Velasques e o ator Ricardo Sabino.

Agenda 2022

NOVEMBRO

06 DE NOVEMBRO, 16H
MOGLI, O MENINO LOBO

A história da peça conta a trajetória do menino “Mogli” que foi criado entre animais selvagens e submetido às leis da natureza. Envolve personagens como: Baguera, a pantera negra de músculos elásticos e grande amiga de “Mogli”, Balu, o experiente urso pardo que o ensinava as leis da selva; Casca, a velha serpente das rochas que orientava “Mogli” em sua luta pela sobrevivência, livrando-o do sagaz Reilu que o ajuda a escapar das garras do tigre inimigo Shere Khan; dentre outros. Raptado de sua aldeia por Shere Khan, “Mogli” é salvo devido um acordo entre os habitantes da selva, que juntos tem a missão de julgar o destino dos estranhos.

A convivência de “Mogli” junto aos lobos faz com que ele se sinta integrado. Essa convicção, entretanto, é abalada durante período de acasalamento dos bichos; quando “Mogli” não encontra o seu par. A partir disso ele é atraído por uma luz e sai em busca de companhia. Classificação a partir de 2 anos.

13 DE NOVEMBRO, 16H
SÍTIO DO PICA PAU AMARELO

E se o Tempo fosse sequestrado e todos os relógios do mundo parassem? É a questão tratada na peça. Mas nenhum problema é tão grande que não pode ser resolvido pela boneca mais esperta de todas: Emília. Claro, que para ajudá-la, toda a turma do Sítio entrará em ação. Quando a Boneca descobre que o Tempo, um senhor muito sábio que coordena os relógios do mundo todo, foi levado pela Cuca e que ela o mantém refém em um barquinho no meio do mar é hora de usar seu pozinho mágico de Pirlimpimpim e bolar um plano infalível para salvar a todos, porque é impossível sobreviver se o tempo parar de correr: os bolinhos da tia Nastácia não sairiam mais do forno; os programas da TV seriam sempre os mesmos; as galinhas não botariam mais ovos; Pedrinho e Narizinho estariam sempre na mesma série da escola; não existiria mais dia e noite; nem um ventinho sequer sopraria na varanda… Um verdadeiro caos! Classificação livre.

19 DE NOVEMBRO, 16H
BLOCO FERA NENÉM

O espetáculo do bloco Fera Neném é marcado pela espontaneidade e alegria. A criançada presente é chamada para tocar instrumentos junto com o bloco. Vale panela, aquele teclado velho de computador, caixinha de fósforo, etc. A apresentação tem como base os ritmos brasileiros como as cirandas, mesclando músicas autorais de Dudu Nicácio, criadas para o Bloco Fera Neném, e diversas canções já conhecidas de todos, perpassando ritmos como frevo (Pernambuco), ijexá (Bahia) e uma série de cantigas de roda e marchinhas, adaptadas para o ritmo do carnaval. E, também, não podem faltar os sambas de roda para animar a festa. Classificação a partir de 2 anos.

20 DE NOVEMBRO, 16H
MEMÓRIAS DE UM QUINTAL

O premiado espetáculo “Memórias de um Quintal” é a quinta montagem da Insensata Cia de Teatro e um dos frutos da contínua pesquisa dedicada ao Teatro para as Infâncias que o grupo desenvolve desde o ano de 2014. Nesta pesquisa, a Insensata Cia busca realizar um trabalho voltado para o público infantil, mas que não menospreze a sua inteligência e que questione os excessos de didatismo, moralismo e ou interesse apenas comercial. Em meio a músicas e brincadeiras populares, Memórias de um Quintal traz à cena o duelo entre uma criança e um pardal. Manguinha sonhava em acertar um pássaro com o seu bodoque, mas sua péssima pontaria fazia dele motivo de chacota. A dramaturgia é livremente inspirada na obra “O Matador”, texto de Wander Piroli que se mistura com as memórias dos próprios atores que narram e comentam seus apelidos e brincadeiras de infância. Classificação a partir de 3 anos.

27 DE NOVEMBRO, 16H
SOLDADINHO DE CHUMBO

“Soldadinho de Chumbo” é uma emocionante adaptação do conto de fadas, escrito por Hans Christian Andersen, e publicado, pela primeira vez, em 1838. A peça conta a história de um boneco que tem apenas uma perna e que se apaixona por uma bailarina, que também é uma boneca e se equilibra como ele. Os atores, cantores e bailarinos dão vida aos personagens, que embalam a contação de histórias com um repertório musical, incluindo “A Bailarina” (Toquinho), “Ciranda da Bailarina” (Edu Lobo e Chico Buarque), “Fico assim sem você”(Abdullah e Cacá Moraes), entre outras belas canções. Um tema diferente e irresistível para meninos e meninas de todas as idades. Classificação a partir de 2 anos.

____________________________________________

OUTUBRO

01 DE OUTUBRO, 16H
BOLOLÔ

BOLOLÔ é “confusão, aglomeração, problema”. Bololô são ideias pulsando, se formando, é a gente juntinho, falando ao mesmo tempo e se perdendo de rir. Bololô é um desejo de tudo, tudo fervilhando de bonito… Bololô é o nome do novo CD infantil que Marco Aur quer apresentar ao público, e em primeiríssima mão, no Diversão em Cena 2022. “Bololô” será uma ocasião ímpar de encontrar as crianças, de apresentar as novidades e de cantar as músicas do repertório autoral que as crianças já conhecem e amam. Um show recheado de sentidos e imagens sonoras, de assuntos de crianças, de quintais, de avós, de histórias de bichos e de liberdade inventiva. Classificação livre.

09 DE OUTUBRO, 16H
SHOW DELA

O espetáculo começa com os preparativos para o grande Show Dela. Porém, um acidente provocado pela palhaça Manela faz com que o Show, que já começou, tenha de tomar outro rumo. Manela vai entretendo o público à sua maneira e o erro acaba se torna acerto. Uma brincadeira em que o encontro com o público e a participação de todos é fundamental. Por meio de músicas e objetos inusitados, com base no improviso e com o caráter totalmente relacional, tudo pode acontecer!

16 DE OUTUBRO, 16H
O REI LEÃO

Na peça, Mufasa e a rainha Sarabi apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba, que, ao nascer, recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki. Ele cresce feliz sob os cuidados dos pais, do fiel calau Zazu e de sua amiga Nala, mas é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso irmão de Mufasa, que planeja se livrar do irmão e do sobrinho para herdar o trono. Simba passa por momentos difíceis, mas ao encontrar Timão e Pumba, descobre o verdadeiro valor da amizade. Juntos, eles salvam o reino e a família de Simba das garras do malvado Scar. Classificação a partir dos 3 anos.

23 DE OUTUBRO, 16H
RAINHA DA NEVE

A proposta interativa, a música ao vivo, o visual impecável dos personagens são ingredientes que prometem agradar muito! Com certeza o público vai se divertir e se emocionar com o espetáculo, adaptação do clássico “A Rainha da Neve” do dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado pela primeira vez em 1844, vencedora do Prêmio COPASA/SINPARC de Maior Público Infantil em 2015. A história gira em torno de duas irmãs na luta entre o bem e o mal para quebrar o feitiço do inverno eterno.

___________________________________________

SETEMBRO

04 DE SETEMBRO, 16H
BAGUNÇA

Os palhaços Batuca, Cucaracha, Inácio e Simplício entram em cena e entre ordem, desordem, histórias, música e jogos, constroem o momento único de cumplicidade com a plateia. Classificação livre.

11 DE SETEMBRO, 16H
A BRUXINHA QUE ERA BOA

A peça “A Bruxinha que era Boa” foi escrita em 1958 pela dramaturga brasileira Maria Clara Machado e chega aos palcos mineiros em versão divertida e colorida. O espetáculo conta a história de Ângela, uma bruxinha diferente das outras que frequentam a Escola de Maldades da Floresta e que estão sendo preparadas para serem as piores bruxas. Caolha, Fredegunda, Fedorosa e Fedelha, juntamente com Ângela, serão avaliadas pelo bruxo mais malvado da floresta, que escolherá a pior bruxinha de todas e a premiará com a tão sonhada vassoura a jato.

Porém, nem os conselhos e ensinamentos da Bruxa-Chefe ajudam a bruxinha Ângela a ser uma excelente aluna, e como castigo ela é presa na Torre de Piche. É nessa hora que ela conhece Pedrinho, um jovem lenhador que não se assusta com Ângela e a ajuda a fugir do castigo e ganhar o prêmio. A peça tem como princípio não julgar uma pessoa sem realmente conhecê-la. Pedrinho vê o interior de Ângela e descobre que a bruxinha a sua frente não é ruim. É quando ele a nomeia de “A Bruxinha que era Boa”.

18 DE SETEMBRO, 16H
O MENINO DAS CEM SEM PALAVRAS

Adendo é um menino que tem uma característica que é só dele: quando começa a falar, vai seguindo seu discurso eloquente até completar EXATAMENTE 100 palavras. A história de “O Menino das Cem Palavras” narra como Adendo vai sendo conhecido e admirado por todos por conta desta sua pequena obsessão, até se ver preso a ela, sentindo-se exausto de falar “apenas porque os outros querem”. A história aborda temas de extrema importância para o universo infanto-juvenil, como a necessidade do silêncio, a importância da busca de nossa própria identidade, a força das relações familiares em nossa vida, a cilada de se querer sempre agradar a todos e a importância da aceitação do diferente.

25 DE SETEMBRO, 16H
PLUFT, O FANTASMINHA

Em um sótão de uma casa vive uma divertida família de fantasmas: o fantasminha Pluft, que tem muito medo de gente; a Mãe, que faz deliciosos pasteis de vento; e Tio Gerúndio, que passa todo o tempo dormindo dentro de um baú. A tranquilidade do lugar termina quando o pirata Perna-de-Pau aparece trazendo a linda menina Maribel que fora raptada por ele. O vilão está em busca do tesouro do avô da garotinha, o capitão Bonança, que morreu no mar e – ao que tudo indica – deixou sua herança escondida naquele sótão. O que não se esperava é que uma bela amizade iria se formar entre Pluft e Maribel dando um novo rumo à história. Os risos ficam por conta dos amigos da menina, o trio de marinheiros João, Julião e Sebastião, que vai a sua procura para salvá-la.

_____________________________________________

AGOSTO

07 DE AGOSTO, 16H
CIRCO MARIMBONDO

O show interativo e performático reúne músicos e artistas circenses que apresentam ao público um intercâmbio entre novas estéticas musicais e arranjos arejados para levar ao público as canções de um dos principais movimentos da música popular brasileira, além de temas folclóricos e autorais. Classificação livre.

14 DE AGOSTO, 16H
OS SALTIMBANCOS

21 DE AGOSTO, 16H
PEQUENO PRÍNCIPE

28 DE AGOSTO, 16H
CANTO DE PASSARIM

O espetáculo fala sobre a liberdade inspirada pelos pássaros, por meio de canções e cantigas tradicionais, brincadeiras da cultura das infâncias, histórias da tradição oral entrelaçadas pela musicalidade e pelos cantos e diferentes passarinhos: Bem-Te-Vi, Rouxinol, Sabiá e muitos outros. Os arranjos, elaborados especialmente para este espetáculo, proporcionam uma experiência musical poética para baixinhos e grandinhos, trazendo sentimentos vivenciados durante esse período de pandemia sob uma atmosfera leve.

____________________________________________

JULHO

03 DE JULHO, 16H
APLAUSOS E VAIAS COM PALHAÇO MENDONÇA (SP)

Mendonça, personagem excêntrico, carismático e cheio de habilidade, arruma sua parafernália para realizar seu espetáculo. Manipulando diversos objetos como chapéus, caçapas e bolinhas, ele demonstra toda sua desenvoltura circense. Um tipo espetáculo de rua, em que o público, provocado por essa figura, ficará entre “Aplausos e Vaias”. Classificação: a partir de 3 anos.

10 DE JULHO, 16H
A FESTA DO PIJAMA

“A Festa do Pijama” é um espetáculo infantojuvenil, mas que agrada, também, ao público adulto. Além disso, ele é uma grande celebração ao mundo da criança, povoado por brincadeiras, disputas, histórias e estados emocionais, atrações próprias do universo infantil como a pirraça e o medo de assombração. Tudo revelado e vivenciado por atores em cena e com trilha sonora executada ao vivo. Classificação: a partir de 5 anos.

17 DE JULHO, 16H
BRANCA DE NEVE

Teatro, contação de história, música e interatividade do público ajudam a recontar a clássica história dos Irmãos Grimm: uma rainha má e bela tem inveja de Branca de Neve, a mais linda de todas. Na história, a rainha má resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve. Mas o carrasco, que deveria assassiná-la, a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, encontra a cabana dos sete anões, que passam a protegê-la. Quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono profundo por toda a eternidade. Classificação: a partir de 2 anos.

24 DE JULHO, 16H
RAPUNZEL

Na peça, há um casal de alemães: Hildegarda e Nicolau. Ela, grávida, tem um desejo fortíssimo de comer rabanetes. Ele, com medo, pula o muro da vizinha para roubar alguns. A velha impõe uma condição: deixará ela comer todos os rabanetes, desde que a criança seja dela. Assim começa a história da menina de longas tranças que é mantida numa torre pela bruxa até a chegada do príncipe. Classificação: a partir de 3 anos.

31 DE JULHO, 16H
CINDERELA

Teatro, contação de história, música e interatividade do público ajudam a recontar o clássico de Charles Perrault sobre uma jovem Cinderela que é obrigada pela madrasta a vestir andrajos e forçada a trabalhar de empregada. Mas, com a ajuda da Fada Madrinha, ela realiza o sonho de ir ao baile Real. Classificação: a partir de 2 anos.

____________________________________________

JUNHO

05 DE JUNHO, 16H
MP BAIXINHOS PARA TODAS AS IDADES

O espetáculo traz as principais canções da música infantil brasileira, das cantigas de roda aos grandes hits dos anos 80, em um musical lúdico, com circo, dança, fantoche e instrumentos feitos a partir de material reutilizável.

12 DE JUNHO, 16H
O SONHO DAS PÉROLAS

Dois irmãos encontram um mapa do tesouro. Ao seguir as indicações do mapa em busca do tesouro eles são conduzidos a uma praia fantástica onde um velho pirata coleciona ostras e pérolas.

19 DE JUNHO, 16H
A MENINA QUE ENTRA EM LIVROS

Júlia, filha única, se desespera ao saber que vai ganhar um irmãozinho. Quando seu quarto é reformado, a menina é obrigada a dormir na biblioteca, onde acaba entrando em um livro, para encontrar a solução de seus problemas, redescobrindo o mundo mágico da literatura.

26 DE JUNHO, 16H
PRATUBATÊ

Pratubatê é um espetáculo que utiliza a música e os tambores como ferramentas de comunicação. Sob a  condução de uma banda e um maestro, até 350 tambores são distribuídos ao público, e todos participam ativamente deste espetáculo de maneira surpreendente.

____________________________________________

MAIO

01 DE MAIO, 16H
A PEQUENA SEREIA

A montagem conta a história de Ariel, uma sereia encantada com o mundo dos humanos. Sua obsessão se torna ainda mais forte, quando ela se apaixona pelo príncipe Eric. Para poder viver com seu amado, Ariel faz um terrível acordo com Úrsula, a Bruxa do Mar.

08 DE MAIO, 16H
A FANTÁSTICA VIAGEM AO FUTURO

A peça é um convite para que a criançada embarque junto com os irmãos Rafael e Rafaela, além de sua amiga Diana, numa divertida aventura em busca da “chave para o futuro”, que se encontra no meio da Floresta Amazônica.

15 DE MAIO, 16H
PETER PAN

Teatro, contação de história, música e interatividade do público ajudam a recontar o clássico de J. M. Barrie sobre o garoto que se recusa a crescer e suas aventuras com a família Darling na Terra do Nunca.

22 DE MAIO, 16H
UMA SURPRESA PARA BENEDITA

Sabonete quer preparar um jantar para a sua amada, quando Benedita entra em cena para ajudar. Os dois se deparam com toda a sorte de imprevistos, confusões e tropeços que criam no público uma  identificação imediata com cenas cotidianas das relações de amor e amizade.

29 DE MAIO, 16H
A FANTÁSTICA FLORESTA

A peça se passa num mundo fantástico, onde um menino sai à procura de seu avô que desapareceu na floresta. Com a ajuda de um apito, ele segue pistas e conversa com animais, sempre conduzido pela curiosidade.