PATRIMÔNIO: EM SABARÁ, IGREJA DE SÃO FRANCISCO SERÁ RESTAURADA E LARGO SÃO FRANCISCO RECEBERÁ OBRA DE REQUALIFICAÇÃO

na Categoria Cultura, Patrimônio Histórico

A Prefeitura de Sabará e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN assinaram, no dia 25 de setembro de 2024, o Termo de Compromisso nº 964518 para a execução de obra de restauração da Igreja de São Francisco de Assis e requalificação do Largo São Francisco, localizados na Rua São Francisco, s/nº, no Centro. Os recursos, da ordem de R$ 3,7 milhões, integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), no eixo de investimento em infraestrutura, na área de cultura, para projetos de restauros do patrimônio histórico. As ações envolvendo os elementos artísticos deverão ser desenvolvidas até o fim de 2026.

Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco de Sabará é datada do final do século XVIII e início do XIX. Ela foi construída em homenagem à Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira dos franciscanos. Mesmo singela, mantém-se bela por dentro e por fora. A atual igreja substitui a primitiva capela dedicada a Nossa Senhora dos Anjos, construída nos idos de 1780 pela Arquiconfraria de São Francisco dos Homens Pretos. As obras foram aceleradas entre 1798 e 1805, mas a escassez de recursos não permitiu a conclusão da ornamentação. A fachada imponente apresenta nicho em pedra-sabão, encimado por cartela com emblemas do padroeiro. Seu interior guarda imagens de boa feitura, como a de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, a de São Francisco de Assis e a do Senhor Morto, além de exemplares de santos de roca existentes em nichos da sacristia.

Novo PAC

O Novo PAC é um programa de investimentos coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. Todo o esforço conjunto é para acelerar o crescimento econômico e a inclusão social, gerando emprego e renda, e reduzindo desigualdades sociais e regionais.

O programa está organizado em Medidas Institucionais e nove Eixos de Investimento. As Medidas Institucionais são um conjunto articulado de atos normativos de gestão e de planejamento que contribuem para a expansão sustentada de investimentos públicos e privados no Brasil. Os Eixos de Investimento são as grandes áreas de organização do programa que reúne todas as obras e serviços destinados à população.