ESPORTES: GRAMADO SINTÉTICO DO CAMPO DA LIGA PASSA POR AVALIAÇÃO TÉCNICA DE LABORATÓRIO CREDENCIADO PELA FIFA

na Categoria Esportes, Obras

As obras de reforma e revitalização do Estádio Municipal Pedro Lúcio Pereira, mais conhecido como Campo da Liga, estão na reta final. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras já foram realizados diversos serviços, como instalação de grama sintética com padrão FIFA (Federação Internacional de Futebol), drenagem, reforma dos vestiários, construção de um vestiário exclusivo para juízes, reforma do bar e instalação de nova iluminação com lâmpadas de LED.

E a fim de verificar se realmente o serviço de instalação da grama sintética no estádio atende aos requisitos do padrão FIFA, na tarde desta terça-feira (15/10), Jerome Danverte, técnico especializado do Sports Labs LLC, laboratório credenciado da federação, avaliou “in loco” todas as condições do gramado sintético do campo. Foi realizada uma série de testes, sendo eles absorção de impactos, rolamento de bola, torque, planicidade, resistência rotacional, rebatida da bola, quique vertical, entre outros.

Segundo a Green Engenharia em Revestimento de Alto Desempenho Ltda., empresa responsável pela execução das obras, esses testes e seus índices foram determinados pela FIFA, a partir da medição em campos de grama natural de excelente qualidade. “Se um campo de grama sintética atende a esses indicadores, todos avaliados em condições de campo seco e molhado, ele se comporta exatamente como um de grama natural.”

Ainda de acordo com a empresa “instalar um campo de grama sintética Certificado FIFA Quality oferece benefícios, como qualidade de jogo consistente, segurança, durabilidade, baixa manutenção, uso versátil e sustentabilidade. Essas vantagens tornam essa opção atrativa para clubes, instituições esportivas e comunidades que buscam instalações esportivas de alta qualidade. Além disso, esse tipo de investimento estimula o futebol local, suas principais equipes e respectivas torcidas, no mais importante atributo da modalidade que é fortalecer a identidade e a cultura local, provendo um espaço adequado para a realização dessa prática esportiva no mais alto grau, com o devido conforto e segurança, fatores que favorecem o desempenho dos atletas.”

Localizado na Rua José Brochado Gomes, no Bairro Praia dos Bandeirantes, o campo esportivo será entregue, ainda neste ano, totalmente reformado para a população. A previsão é de que as obras sejam concluídas em novembro. No momento, estão sendo executados os serviços de reforma do telhado, do escritório e do espaço de atendimento da Liga Municipal, a reforma da quadra e a revitalização do entorno do estádio, com concretagem dos passeios.