FEBRE OROPOUCHE: CONHEÇA OS SINTOMAS E COMO SE PROTEGER DESTA DOENÇA PARECIDA COM A DENGUE

na Categoria Saúde

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre a Febre Oropouche. Nas últimas semanas já foram notificados casos da doença no Estado de Minas Gerais. A Febre Oropouche é causada por um vírus transmitido principalmente pelo mosquito chamado “maruim” ou “mosquitinhos pólvora”.

Os principais sintomas são febre alta de repente; dor de cabeça; dores nos músculos e nas articulações; tontura, náuseas, vômitos e diarreia; e sensibilidade à luz. Em casos mais graves, podem surgir sangramentos na pele, nariz e gengivas. Os sintomas geralmente aparecem de 3 a 8 dias após a infecção. Em até 60% dos casos, a pessoa pode ter uma recaída uma a duas semanas depois dos primeiros sintomas.

A proliferação do mosquito ocorre, com mais frequência, em locais úmidos, com matéria orgânica; florestas tropicais; margens de rios; buracos em árvores, caules de banana e cascas de cacau.

O uso de repelentes é essencial para espantar o mosquito. Além disso, usar roupas de manga longa e calças compridas; utilizar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos; e reduzir a população de mosquitos eliminando locais de reprodução, como água parada.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS/Posto) mais próxima da residência.