MEIO AMBIENTE: PREFEITURA INAUGURA A PRAÇA JOGADOR HÉLIO DOS SANTOS, NO BAIRRO SIDERÚRGICA

na Categoria Meio Ambiente, Obras, Sabará Mais Viva

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inaugurou nesta sexta-feira (7/6) a Praça Jogador Hélio dos Santos, localizada na Rua Presidente Juscelino Kubitschek, nº 40, no Bairro Siderúrgica.

O espaço possui pista para caminhada, minipista de trânsito para instrução infantil, academia ao ar livre, playground e espaço para jogos. Pensando no bem-estar da população e na melhoria climática, a praça inclui uma área verde arborizada, que não apenas melhora a qualidade do ar, mas também proporciona um ambiente agradável e relaxante. As árvores e plantas selecionadas contribuem para a criação de um microclima mais fresco e confortável, especialmente nos dias mais quentes. Esta área verde servirá como um ponto de encontro para pessoas de diversas faixas etárias, fortalecendo os laços comunitários e promovendo a convivência harmoniosa entre os moradores.

A inauguração da Praça Jogador Hélio dos Santos representa um importante investimento na qualidade de vida da população de Sabará. A Prefeitura reafirma seu compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável e com a criação de espaços públicos que incentivem a prática de atividades físicas, o lazer e a socialização. Com essa iniciativa, Sabará dá um passo significativo na direção de uma cidade mais saudável, integrada e verde.

“Hélio do Siderúrgica”

Hélio dos Santos, conhecido como “Hélio do Siderúrgica”, nasceu em General Carneiro, em Sabará, em 16 de novembro de 1926. Filho de João Rachel e Leosina Viana, é o sexto de sete irmãos: Berenice, Lucília, Maria, Dagmar, Édson e Ivanil.

Após alguns anos longe de Sabará, retornou à cidade em 1947, para jogar no Esporte Clube Siderúrgica e integrar-se à área de modelagem da Siderúrgica Belgo Mineira. Em 1948, iniciou o namoro com Marcila Pereira, filha do desportista, Pedro Lúcio Pereira, e de Dona Pipia. Eles se casaram em 16 de abril de 1955, mesmo dia em que seu irmão Édson se casou com Lucimar, irmã de Marcila. Foi uma cerimônia muito comentada – dois irmãos se casando com duas irmãs, no mesmo dia.

Jogou na seleção mineira, marcando o ilustre Garrincha, e foi reserva do Haroldo na Seleção Brasileira. Pai de três filhas – Regina Maria, Raquel Maria e Renata Maria -, encerrou sua carreira logo após o nascimento da sua primeira filha, em 1963, um ano antes do Siderúrgica vencer o campeonato mineiro de 1964. Formou-se no Senai, aposentou-se na Belgo Mineira e trabalhou como autônomo por 10 anos.

Ficou viúvo em 1981 e criou suas filhas sozinho. Faleceu no “Dia dos Pais”, em 1995, depois de formar suas três filhas.