SAÚDE: COMITÊ DE ARBOVIROSES ANUNCIA RESULTADOS POSITIVOS NO COMBATE À DENGUE EM SABARÁ

na Categoria Dengue, Saúde, Vacinação

O Comitê Municipal de Arboviroses de Sabará, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), promoveu, nesta semana, uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde para discutir a execução das medidas de controle da epidemia de dengue na cidade. As ações, planejadas conforme cada cenário epidemiológico, fazem parte de um plano de contingência, previamente elaborado, que mobiliza diversas secretarias municipais.

Segundo o Comitê, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou o segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa/LIA), apresentando boas notícias para os moradores da cidade. O Índice de Infestação Predial (IIP) registrado foi de 0,5, indicando uma baixa no risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Esta redução no IIP representa uma conquista significativa para a saúde pública local, resultado direto dos esforços coordenados pelas autoridades de saúde e pela comunidade. A queda no índice reflete a eficácia dos mutirões de limpeza realizados em todas as Regionais, especialmente nas áreas de maior risco.

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti consiste em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológico e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti.

É importante lembrar que as Unidades Básicas de Saúde (Postos – UBS’s) do município continuam realizando a vacinação contra a dengue das crianças de 10 a 14 anos (exceto a do Pompéu, por não possuir sala de imunização). As UBS’s também estão estruturadas para atender aos pacientes que estejam com sintomas da doença, a fim de evitar casos graves e óbitos por arboviroses. De acordo com o Comitê, é fundamental que as pessoas busquem atendimento, preferencialmente, no Posto mais próximo de sua residência.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências e em pontos de descartes irregulares de inservíveis. Por isso, é importante manter o alerta. Mesmo com a redução de casos de dengue é preciso que a população sabarense faça a sua parte, cuidando do seu espaço e prevenindo-se, pois a responsabilidade de eliminar os focos do Aedes aegypti é de todos.