SAÚDE: COMITÊ DE ARBOVIROSES DEFINE PELA REDUÇÃO DAS AÇÕES DO PLANO DE CONTINGÊNCIA NO COMBATE À DENGUE EM SABARÁ

na Categoria Dengue, Saúde, Vacinação

O Comitê Municipal de Arboviroses de Sabará, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), promoveu, nesta segunda-feira (20/5), uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde para discutir a execução das medidas de controle da epidemia de dengue na cidade. As ações, planejadas conforme cada cenário epidemiológico, fazem parte de um plano de contingência, previamente elaborado, que mobiliza diversas secretarias municipais.

Segundo o Comitê, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuará com as suas atividades rotineiras, incluindo mutirões de limpeza semanais, visitas domiciliares e comerciais diárias, nas quais os agentes de endemias fazem o mapeamento de possíveis focos de infestação em lugares estratégicos, públicos e privados, a fim de adotar medidas de prevenção das arboviroses.

Devido à redução de casos de dengue, e entendendo que não há mais necessidade de manter aberta, o comitê decidiu pelo encerramento das atividades da Unidade de Reposição Volêmica (URV) de Sabará a partir da próxima quarta-feira (22/5).

As Unidades Básicas de Saúde (Postos – UBS’s) do município continuam realizando a vacinação contra a dengue das crianças de 10 a 14 anos (exceto a do Pompéu, por não possuir sala de imunização). As UBS’s também estão estruturadas para atender os pacientes que estejam com sintomas da doença, a fim de evitar casos graves e óbitos por arboviroses. De acordo com o Comitê, é fundamental que as pessoas busquem atendimento, preferencialmente, no Posto mais próximo de sua residência.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências. Por isso, é importante manter o alerta. Mesmo com a redução de casos de dengue é preciso que a população sabarense faça a sua parte, cuidando do seu espaço e prevenindo-se, pois a responsabilidade de eliminar os focos do Aedes aegypti é de todos.