DANÇA: COMPANHIA MIMULUS APRESENTA OFICINA, EXPOSIÇÃO E ESPETÁCULO “FLORES DE CORAGEM”, UMA PROGRAMAÇÃO ÚNICA E IMPERDÍVEL EM SABARÁ

na Categoria Cultura

Sabará recebe, nos dias 24 e 25 de maio, uma oficina, uma exposição e um espetáculo da Mimulus Cia de Dança. São três atrações imperdíveis que apresentam a trajetória dos 30 anos da companhia e da sua fundadora, diretora, produtora e figurinista, Baby Mesquita, uma oportunidade única para o público sabarense experimentar o processo criativo, de pesquisa, educação, colaboração e experimentação do grupo.

Todas as atrações são gratuitas. Para o espetáculo, os ingressos devem ser retirados no Sympla Sabará (https://www.sympla.com.br/flores-de-coragem—30-anos-companhia-mimulus__2463436). As inscrições para a oficina devem ser feitas no local, no dia e horário da atividade. A exposição tem entrada livre. Os eventos são acessíveis para pessoas com deficiência. O projeto é uma realização da Associação Cultural Mimulus, produção da Lazúli Cultura, incentivo do Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, patrocínio do Instituto Unimed e Instituto Cultural Vale e apoio cultural da Prefeitura de Sabará.

A Oficina

A oficina “A Linguagem Desenvolvida pela Mimulus Cia de Dança”, destinada a grupos de dança, artistas em formação e toda a comunidade sabarense, será na sexta-feira, dia 24 de maio, de 19h às 21h, no Solar do Padre Correia. O objetivo é proporcionar o contato dos artistas com a linguagem singular de dança que a Mimulus desenvolveu ao longo da sua trajetória. Serão trabalhados os fundamentos de conexão entre os pares, base do trabalho da companhia, que se origina das danças populares de salão. A oficina terá tradução em Libras.

A Exposição

A exposição “Flores de Coragem, Potência de Vida – Baby Mesquita” estará aberta à visitação pública na sexta-feira, dia 24 de maio, de 13h às 17h, e no sábado, dia 25 de maio, de 18h às 22h, no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda. A mostra apresenta parte do acervo de figurinos da Mimulus Cia de Dança, criados por Baby Mesquita, por ocasião da celebração dos 30 anos da companhia. A exposição conta com cerca de 30 preciosas peças de figurinos, além de diversos pares de sapatos que acompanharam as criações. Trata-se de um acervo pertencente a onze espetáculos do repertório da companhia, criados entre os anos 2000 e 2020.

O Espetáculo de Dança

A apresentação será no sábado, dia 25 de maio, às 20h, no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda. O espetáculo, que estreou em 2023, reúne os melhores momentos da trajetória da Mimulus Cia de Dança, com coreografias que fizeram parte de sete espetáculos do repertório da companhia, criados entre os anos 2003 e 2018. Fragmentos marcantes nessa trajetória que Baby Mesquita, de muitas formas, inspirou e possibilitou que fossem criados.