FLAUTA DOCE: PROJETO “CLAVE DE SOL 2” LEVA EDUCAÇÃO MUSICAL PARA ESTUDANTES DE SABARÁ

 na Categoria Sem categoria

A partir desta segunda-feira (18/3), o projeto “Clave de Sol 2”, um curso completo de flauta doce, proporcionará a inserção na educação musical a um grupo de 100 alunos, com idade entre 7 e 14 anos, das escolas municipais Professora Marita Dias, no Bairro Adelmolândia, e Professora Edith de Assis Costa, no Bairro Rosário.

 A iniciativa, totalmente gratuita, tem como objetivo levar até as comunidades o acesso livre a esse bem cultural, promovendo uma alternativa de lazer educativo. Nesse sentido, durante 8 meses, ocorrerá a iniciação musical de crianças e adolescentes, despertando o interesse por esta manifestação cultural no público jovem.

Além de disponibilizar a flauta doce, cada aluno receberá uma apostila como material de apoio com os estudos que serão aplicados em sala de aula e exercícios para serem praticados fora das aulas.

“Achei o projeto muito interessante, pois as crianças irão ter a oportunidade de aprender a tocar o instrumento”, comentou Laissa Dias, aluno do 5º ano da Escola Municipal Professora Marita Dias.

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Clave de Sol 2” tem a produção da Sexteto Produções, apoio da Prefeitura Municipal de Sabará, patrocínio da ArcelorMittal e realização do Ministério da Cultura, do Governo Federal, Reconstrução e União.

ArcelorMittal

Com início de suas operações em 2003, a ArcelorMittal Vega é uma das mais modernas unidades de transformação de aço do mundo e integra o grupo ArcelorMittal, líder no Brasil na produção de aço e um dos maiores em mineração no mundo. 

A empresa, localizada em São Francisco do Sul, em Santa Catarina, atua na transformação de aços planos decapados, laminados a frio e revestidos para atendimento dos setores automobilístico, de eletrodomésticos, construção civil, entre outros segmentos. Desde 2021, realiza a maior obra de expansão da sua história, o Projeto CMC, que prevê uma nova linha de galvanização e recozimento contínuo, um incremento que deve ampliar sua capacidade de produção de 1,6 milhão para 2,2 milhões de toneladas de aço anuais. Já investiu mais de R$ 23 milhões em ações de Desenvolvimento Comunitário, Educação, Saúde, Cultura e Esporte em São Francisco do Sul. Além de atuar com patrocínios, por meio de Leis de Incentivo.

Sobre o Ministério

A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos, gratuitamente, e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. 

Criado em 1991, pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). 

Notícias Recentes