SAMU 192 EM SABARÁ

 na Categoria Saúde

Uma cerimônia realizada na UPA Padre Lázaro marcou o início dos atendimentos do Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192) em Sabará. A conquista só foi possível graças a uma parceria feita entre os Prefeitos Wander Borges e Alexandre Kalil. As negociações iniciaram em maio de 2018 e, desde então, foram diversas reuniões, articulações, trâmites burocráticos e planejamento para atender essa demanda antiga de toda a população.

A base de referência para o atendimento do serviço foi instalada na UPA Padre Lázaro. Com isso, todo o espaço físico, insumos, medicamentos e logística foram adaptados para receber também os atendimentos do SAMU, assim como toda a equipe de atendimento, que é composta por quatro condutores socorristas e dez técnicos de enfermagem.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Nicole Cuqui, a implantação do SAMU melhora significativamente o atendimento emergencial no município. “O Serviço Móvel de Urgência, é uma antiga reivindicação da comunidade e por isso não medimos esforços para viabilizá-lo. O SAMU contribui significativamente para a redução da mortalidade em casos emergenciais. Além da agilidade e eficácia do serviço, o atendimento correto evita uma série de complicações”, diz. De acordo com o prefeito Wander Borges, além de atender a este anseio da população, a implantação do SAMU proporcionará grandes benefícios. “Viramos mais uma página da história no que se refere ao serviço de urgência e emergência aqui, em nossa cidade. Esperamos que a população não precise utilizar o serviço. Mas se necessitar, o SAMU em Sabará agora é realidade”, diz.

QUANDO CHAMAR O SAMU

Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;

Intoxicação ou envenenamento;

Queimaduras graves;

Na ocorrência de maus tratos;

Trabalhos de parto em que haja risco de morte para mãe ou feto;

Em tentativas de suicídio;

Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;

Quando houver acidentes/traumas com as vítimas;

Afogamentos;

Choque elétrico;

Acidentes com produtos perigosos;

Suspeita de infarto ou AVC (Alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio de comissura labial são os sintomas mais comuns);

Agressão por arma de fogo ou arma branca;

Soterramento, desabamento;

Crises convulsivas;

Transferência intra-hospitalar de doenças graves;

Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte ou sofrimento intenso.

Notícias Recentes