Saiba mais sobre a Febre Amarela

 na Categoria Saúde

O QUE É A FEBRE AMARELA?

É uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e transmitida pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabethes na área silvestre e pelo Aedes aegypti na área urbana. A transmissão pode ocorrer tanto na área urbana quanto em regiões e silvestres.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A FEBRE AMARELA SILVESTRE E A FEBRE AMARELA URBANA?

A diferença é o mosquito transmissor. Na cidade, a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, que também transmite os vírus da dengue, da zika e da chikungunya. Na área silvestre, os transmissores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. No Brasil não há casos registrados de febre amarela urbana desde 1942.

COMO A FEBRE AMARELA SILVESTRE É TRANSMITIDA?

Por meio da picada dos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, comuns em matas e na vegetação na beira dos rios. Quando esses mosquitos picam um macaco doente, eles se tornam capazes de transmitir o vírus ao homem e a outros macacos.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ÁREAS DE RISCO?

Regiões nas proximidades de matas e rios, já que são esses os locais onde o vírus, seus hospedeiros (macacos) e vetores (mosquitos) existem.

A FEBRE AMARELA PODE SER TRANSMITIDA DE PESSOA PARA PESSOA?

Não, a única forma de contágio é por meio da picada do mosquito.

QUALQUER PESSOA PODE CONTRAIR A DOENÇA?

Sim, qualquer pessoa que não estiver vacinada, independentemente da idade ou sexo, pode contrair a doença.

APÓS A PICADA DO MOSQUITO, QUANTO TEMPO LEVA PARA A DOENÇA SE MANIFESTAR?

Os sintomas surgem de 3 a 6 dias após o momento da infecção.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA FEBRE AMARELA?

Os principais sintomas são febre alta, dores na cabeça e no corpo, náuseas e vômitos. Não use medicamentos sem recomendação médica.

CASO APRESENTE ESSES SINTOMAS, O QUE DEVO FAZER?

Procure a unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem realizada para a área rural, silvestre ou de mata nos últimos 15 dias.

COMO É O TRATAMENTO DA DOENÇA?

Não há um tratamento específico para a febre amarela. Os sintomas é que são tratados, como a febre e as dores. É importante que o paciente seja observado de perto, permaneça em repouso e, se necessário, faça a reposição de líquidos e de perdas sanguíneas, que podem ocorrer.

COMO PREVENIR A DOENÇA?

Basta tomar a vacina, que é distribuída gratuitamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Inclusive, em estados considerados de alto risco, como Minas Gerais, a vacina já faz parte do Calendário Básico de Vacinação.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA?

A recomendação é que as pessoas que moram em regiões silvestres, rurais de mata ou que viajam para esses lugares sejam vacinadas, ao menos dez dias antes da viagem. Os meses de dezembro a maio, pelo clima propício para a reprodução dos mosquitos, registram o maior número de casos.

QUEM NÃO PODE TOMAR A VACINA?

Bebês com menos de seis meses de idade, pessoas com baixa imunidade (causada por doença ou algum tipo de tratamento), e pessoas que têm alergia a ovos e derivados.

ONDE POSSO ME VACINAR?

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de você.

O QUE DEVO LEVAR PARA QUE EU POSSA SER VACINADO?

Leve seu cartão de vacinação ou, caso não o possua, leve um comprovante de endereço atualizado para realizar seu cadastro no SUS.

PERDI MEU CARTÃO DE VACINAÇÃO OU NÃO ME LEMBRO QUANDO FUI VACINADO PELA ÚLTIMA VEZ. O QUE DEVO FAZER?

No caso de não possuir o cartão de vacinação e nem se lembrar de quando tomou a última dose da vacina, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

QUE TIPO DE REAÇÃO A VACINA PODE PROVOCAR?

Pode ocorrer dor na região do corpo onde ela foi aplicada, além de febre e mal-estar, mas esses efeitos são raros.

AO SAIR DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JÁ ESTOU IMUNIZADO.

Não. Por esse motivo, é muito importante se vacinar dez dias antes de viajar para a área rural, silvestre ou de mata.

SE VOCÊ OU ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA AINDA NÃO TOMOU A VACINA DA FEBRE AMARELA, PROCURE A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA.

Notícias Recentes