Sabará em alerta contra a Dengue

 na Categoria Saúde

Sabará está em alerta para epidemia de Dengue. Até o momento foram notificados 118 possíveis casos. Diante disso, hoje (08/02) pela manhã foi realizada uma reunião com profissionais da secretaria de Saúde e da UPA Padre Lázaro, para definir quais as condutas a serem adotadas.

No encontro, foram discutidas ações de atendimento dos pacientes e ações de vigilância em saúde para prevenção e controle do vetor Aedes Aegypti. Desde dezembro de 2018, vem sendo realizado mutirões em diversos bairros. Os bloqueios e possível FUMACÊ também entrarão em nossas ações. Mediante ao número crescente de casos dengue no município é imprescindível a participação e colaboração de todos os moradores para o controle e prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti.

Dos possíveis casos, 60 são moradores do Bairro Nossa Senhora de Fátima. Em função disso, o departamento de Zoonoses realizará novamente mutirão para recolhimento de inservíveis neste sábado (09/02). A proposta é eliminar a maior parte dos possíveis focos do mosquito. A participação da comunidade é fundamental para esta ação.

Prevenção

O atual período de chuvas é propício à proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e outras doenças. É preciso combater o Aedes Aegypti. Veja algumas dicas:

– Jogue fora objetos que acumulem água como latas, garrafas e plásticos em geral.

– Mantenha caixas d’água, tambores, cisternas e latas de lixo bem tampadas.

– Pneus devem estar cobertos e sempre secos.

– Cultivar vasos de plantas somente com areia nos pratos.

– Piscina deve ser trocada a água com frequência.

– Lavar uma vez por semana com bucha a vasilha de água de seu cachorro e galinha.

– Limpar as calhas retirando a água.

– Evitar cacos de vidro no muro, perigo de acumular água.

Dez minutos por semana ajuda a eliminar o foco do mosquito. Faça a sua parte! Se precisar de vistorias especiais ou orientações, ligue: (31) 3674-6295.

Notícias Recentes