RODA DE CONVERSA COM O ESCRITOR ANDERSON VIANNA

na Categoria Cultura, Educação

Alunos da Escola Municipal Professora Marita Dias, bairro Adelmolândia, participaram nesta segunda-feira (03/06), na Biblioteca Pública Municipal, de uma roda de conversa com o escritor sabarense, Anderson Vianna. O encontro faz parte do Projeto Itinerários Educativos, uma parceria entre Museu do Ouro, UFMG e Prefeitura de Sabará. Em um agradável bate-papo com os estudantes, a autor apresentou o processo criativo e deu detalhes curiosos sobre sua obra de ficção “A Lagoa do Padre”, baseada na lenda da Lagoa da Reta de Sabará.

“Eu morei perto da Lagoa da Reta e a história dela não fazia muito sentido porque a época da lenda, quando se conta que aconteceu o fato da Casa de Baile ter virado lagoa, você sequer tinha reta. A reta que falam da lagoa é a da linha de trem, que surgiu num tempo bem posterior. Na minha cabeça não fazia sentido ter uma “Lagoa da Reta” sem reta.

A história parecia mal contada. Não tinha a origem. Por que o padre ficou com tanto ódio a ponto de destruir a casa de baile e matar tanta gente? E um padre com ódio para minha cabeça de criança era também algo que não se explicava. Então eu comecei a buscar explicação para aquilo e nesta obra de ficção, eu criei uma origem para essa lagoa, com a preocupação de não ferir a lenda”, explicou o autor.

“Eu achei o projeto super legal porque raramente a gente tem essa oportunidade de conversar com um escritor, saber como o livro foi criado. Foi muito bom”, disse a estudante da E. M. Prof. Marita Dias, Isabela Cristina, que tem o sonho de se tornar poetisa.

Sobre o autor:

O escritor Anderson Vianna é natural de Sabará, administrador e empresário em Curitiba. Recebeu a Comenda Rui Barbosa da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História em função da obra “A Lagoa do Padre” e pela sua luta na preservação da Cultura Popular Nacional.