Rei da Nigéria Visita Sabará

na Categoria Governo

Pela primeira vez na história, Sabará recebeu hoje (15-06) a visita do rei da cidade de Ifé, da Nigéria. Em cerimônia ocorrida na Praça Melo Viana, Ooni Adeyeye Enitan Ogunwusi foi recepcionado pelo prefeito Wander Borges e autoridades municipais. Em seu discurso, o rei deixou uma bela mensagem de força e igualdade aos presentes “Somos todos iguais, um complementando o outro, na frente do nosso Criador Maior, não somos diferentes. Nós, seres humanos, que criamos nossas diferenças”.

O prefeito Wander Borges declarou a alegria desta visita honrosa.  “A Nigéria tem uma população semelhante à população brasileira. Essa terra faz parte da história centenária da nossa querida Sabará, pois aqui nossos ancestrais deixaram marcas eternas. Hoje estamos unidos, não pela cor da pele, mas pela busca da construção de um mundo melhor”. Após a recepção, o rei visitou a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a Escola Estadual Zoroastro Viana Passos, que  participa do “Núcleo de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diáspora” e desenvolve projetos estruturados a partir da linha de pesquisa Cultura, História, Trajetórias Político-Sociais e Científicas dos Africanos e Descendentes em Diáspora.

Sobre o Rei

Oba Adeyeye Enitan Ogunwusi

Ooni Ogunwusi nasceu na família Giesi, Ojaja Royal de Agbedegbede, no Ile-Ifé, o berço dos Yoruba em todo o mundo. A tradução do nome Adeyeye para o português é “A coroa adéqua-se ao Rei”. Oba Adeyeye Enitan Ogunwusi foi coroado o 51º rei de Ifé em 07 de dezembro de 2015. Antes se tornar rei, Oba Adeyeye Enitan Ogunwusi foi um empresário que se destacou pela abordagem da criatividade e inovação.

Já como rei, foi nomeado chanceler da Universidade da Nigéria, Nsukka, pelo presidente da República Federativa da Nigéria Mohammadu Buhari.  Oba Adeyeye Enitan Ogunwusi viajou para muitas partes da Nigéria, pregando a unidade e a paz entre os governantes tradicionais e promovendo o empoderamento da juventude para reduzir a taxa de criminalidade e o desemprego na sociedade.

Ele emprega mais de 20 mil mulheres viúvas no seu empreendimento como forma de diminuir a desigualdade e promover o empoderamento das mulheres. Além disso, está trabalhando com muitos institutos de pesquisa agrícola sobre rendimentos melhorados, a fim de encorajar os jovens a voltar para as terras agrícolas.