Recomposição florestal do córrego São José

na Categoria Meio Ambiente

No último domingo (31/03) os sitiantes da região do Pataquinha se reuniram em parceria com a Prefeitura de Sabará para o comunicado da contemplação do “Projeto de Produção e Plantio de Mudas Nativas Frutíferas para Recomposição Florestal do Córrego São José em Sabará/MG”. A proposta de projeto, aprovada no Edital Parcerias Sustentáveis 2019 da AngloGold Ashanti, prevê a implantação de um viveiro para produção de 5.000 mudas nativas e frutíferas da região de Sabará para recomposição florestal do Córrego São José pelo Grupo Sitiantes Sustentáveis de Sabará.

Como parte do projeto, haverá visitas a proteção de nascentes, redução do assoreamento dos cursos d’água e produção de frutos in natura por meio de estudos, pesquisas, reuniões, mobilizações, planejamento e levantamento de dados e de campo para execução das atividades previstas. Entre essas ações está a implantação de viveiro sustentável para produção de mudas de frutíferas nativas prestadoras de serviços ambientais e também a capacitação de sitiantes para plantio e manutenção de mudas de frutíferas nativas em áreas selecionadas.

Todo esse processo contará com a presença de agentes da Prefeitura de Sabará que irão atuar em parceria com o projeto por meio de ações com o objetivo de estabilizar a coleta semanal da região, construção de lixeiras fixas e maquinários para viabilizar as ações do projeto.