Reabertura da Igreja das Mercês

na Categoria Cultura

A Igreja de Nossa Senhora das Mercês foi reaberta à população após a conclusão das obras de restauração. Para comemorar o retorno das atividades do templo religioso, o padre José Geraldo fez uma missa especial no último domingo (18/11), com a presença de autoridades municipais e a comunidade.

“É muito gratificante ver a Igreja das Mercês aberta novamente. A Prefeitura está empenhada nos trabalhos de restauração da Igreja de São Francisco e Capela do Senhor Bom Jesus, no Morro da Cruz. Precisamos preservar esses momentos históricos tão queridos pela população e turistas”, disse o prefeito Wander Borges.

Igreja de Nossa Senhora das Mercês

Situada na Rua da Intendência, a iniciativa da construção coube à Irmandade de Nossa Senhora das Mercês, agremiação de homens de cor parda, cuja data de fundação é ignorada. Sua fachada representa a arquitetura típica das primeiras construções religiosas de Minas, da primeira metade do séc. XVIII. A Irmandade de N. Sra. das Mercês não dispunha de muitos recursos, fato comprovado pela extrema simplicidade da decoração interna da igreja. Em 1825 passou por urgentes reformas. Apesar da história de dificuldades, a igreja reina vitoriosa em sua localização privilegiada no topografia de Sabará