Prefeitura debate população em situação de rua

na Categoria Defesa Social, Desenvolvimento Social, Governo

O prefeito Wander Borges se reuniu na manhã de hoje (15/09) com representantes da Prefeitura de Sabará e das polícias Civil e Militar para debater sobre políticas públicas para a população em situação de rua e o cenário em Sabará. Dados coletados por agentes sociais apontaram que existem, atualmente, dezoito pessoas em situação de rua em todo município, sendo quinze sabarenses. Dessas quinze, cinco sofrem de saúde mental.

O prefeito Wander Borges, o autor da Lei nº 20846 de 2013 que instituiu a política estadual para a população em situação de rua, destacou a necessidade de ações efetivas, sempre respeitando a dignidade humana. “É preciso lembrar das condições sociais e diferenças das pessoas, com atenção especial àquelas com deficiência, com a ampliação das ações educativas destinadas, principalmente, à superação do preconceito”, explicou.

Sobre os cidadãos em situação de rua em Sabará, o comandante do 61º pelotão, tenente-coronel Mauro, ressaltou que a grande maioria não costuma praticar crimes. “Não podemos cercear o direito de ir e vir. A polícia monitora o dia a dia e atua em ocorrências de delitos. Nesse caso, a população pode colaborar denunciando”, disse.

Durante a reunião foi proposto que a Secretaria de Desenvolvimento Social continue realizando o monitoramento dessa população com intensificação das abordagens. A Polícia Civil se prontificou a fazer a identificação constante de cada pessoa. Nos casos em que for constatado o envolvimento com crime haverá intervenção policial. O principal objetivo dessas ações será a reinserção social desses indivíduos no ambiente familiar.