Prefeitura autoriza mais cirurgias de varizes

na Categoria Saúde
Um alívio para os sabarenses quem sofrem de varizes. Por meio de um convênio entre a Santa Casa de Misericórdia e a Prefeitura de Sabará, à partir da próxima sexta-feira (24/11) será feito um novo mutirão de cirurgias para o tratamento do problema circulatório que causa grande dor e desconforto àqueles que têm a doença. Até agora já foram realizados, pela parceria, 35 procedimentos cirúrgicos de retirada das varizes e estão marcadas para esta e a próxima semana mais 120 cirurgias. No total serão feitas 237 operações.
Antes de passar pelo bloco cirúrgico da Santa Casa, o paciente faz uma consulta prévia com um médico angiologista. Em seguida, com todos os exames em mãos, é agendado o procedimento. Por meio da Portaria nº 1249/2017 do Ministério da Saúde do Governo Federal, o repasse de recursos no valor de R$ 224.400,00 à Prefeitura de Sabará garante o atendimento a uma parte da demanda no município.
As varizes são veias dilatadas superficiais devido a uma alteração na circulação venosa que, posteriormente, se dilatam e se alongam, dificultando a circulação do sangue. Além de ser um problema estético, elas podem causar prejuízos à qualidade de vida e à saúde do paciente, provocando inchaço, dor, cãibras, sensação de peso, cansaço em membros inferiores, manchas e coceiras.