Lançamento do projeto “Itinerário Educativo”

na Categoria Educação, Meio Ambiente

Na manhã desta sexta-feira (22/03), Dia Mundial da Água, aconteceu no Museu do Ouro o início do projeto ”Itinerário Educativo”. A Escola Municipal Professora Marita Dias, localizada no bairro Adelmolândia, foi convidada pelos proponentes para participar da construção da metodologia do projeto e, consequentemente, implementar o itinerário piloto em sua unidade escolar.

O projeto “Itinerários Educativos” é proposto pelo Museu do Ouro, em parceria com a Prefeitura de Sabará e com o curso de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais, no âmbito da extensão universitária. Tem como foco o uso educativo do museu, em relação com a escola e o espaço da cidade. Os itinerários visam abordar o museu e a cidade a partir de um eixo temático comum, permitindo o aprofundamento e a problematização do assunto escolhido.

O primeiro itinerário sugerido tem como tema “A água”. A equipe de pesquisadores do projeto desenvolveu um material educativo, composto por cards ilustrados, para subsidiar o trabalho dos professores, numa perspectiva interdisciplinar. Os cards propõem atividades a serem realizadas no museu, na cidade e na escola, a partir dos seguintes subtemas: “Aguas Auríferas”, “Águas de Beber”, “Águas Servidas” e “Águas Musas”.

O itinerário da água visa proporcionar, aos participantes, reflexões críticas e aprendizados sobre o uso da água em nossa sociedade, a partir de investigações de campo realizadas no museu e na cidade, por meio da experiência caminhante, e da posterior consolidação dos saberes em sala de aula.