Início das obras do Paula Rocha

na Categoria Educação, Governo, Obras

Na manhã de hoje (19), o governador Fernando Pimentel assinou, em Sabará, a Ordem de Serviço para o início das obras de ampliação e restauração do prédio da Escola Estadual Paula Rocha, onde serão investidos cerca de R$ 3.300.000,00. A solenidade ocorreu na Praça Melo Viana e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais.

O governador ressaltou que alguns contratempos impediram o início das obras, como aprovação de projeto junto ao IEPHA e contrato de licitação vencido. “Enfim conseguimos chegar ao final desse processo. A Ordem de Serviço está dada e a empresa vai executar dentro do projeto elaborado. Quero voltar para inaugurarmos juntos a nova escola”, afirmou.

O prefeito Wander Borges ressaltou a importância simbólica que o prédio tem para toda a cidade de Sabará. “Esse educandário é um dos primeiros da nossa Villa Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabarabuçu. Estamos aqui diante de um prédio que estudou pessoas ilustres como o ex-presidente do Tribunal do Estado de Minas Gerais, desembargador Hélio Costa e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence. Essa obra é uma luta muito grande que começou no final de 2012. Conclamamos nesses anos toda a sociedade para dizer que essa obra não é do prefeito, não é do governador. Essa obra é do povo. E hoje vemos realizar aqui um sonho”, diz.

A reforma e ampliação do espaço escolar é uma demanda antiga da população. O prédio foi interditado no final de 2012, após vistoria técnica. No ano seguinte, os alunos foram transferidos para outras duas escolas estaduais localizadas nas proximidades. A Escola Estadual Professor Zoroastro Vianna Passos recebeu 560 alunos matriculados nos anos finais do ensino fundamental, e a Coronel Adelino Castelo Branco outros 120 estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.

Entre as intervenções previstas estão serviços de restauração do prédio principal, pintura e ladrilhos hidráulicos, além da recuperação de pisos, forros, portas e janelas. As instalações hidráulicas e elétricas serão trocadas. Está prevista a construção de um prédio anexo, implantação de rampas e plataforma elevatória com acessibilidade, sistemas de combate e prevenção de incêndio e de proteção contra descargas atmosféricas. A previsão de conclusão das obras é para o final de 2019.