Infestação de Mosquitos Pretos

 na Categoria Saúde
Você deve ter observado que nos últimos dias à noite, tem ocorrido infestações por mosquitinhos pretos, em várias regiões da cidade.
Na verdade, apesar de ser popularmente conhecido como “Mosquito Preto”, esses insetos não são mosquitos, trata-se de siarídeos, de distribuição cosmopolita. Os Siarídeos não tem nenhuma importância médica e veterinária, pois não picam e não transmitem organismos causador de doenças aos homens e nem aos animais domésticos e silvestres. Podendo ocorrer em revoadas, para o seu acasalamento. Os siarídeos se orientam a noite pela luz da lua, quando se aproximam das residências, são atraídos pelas luzes e ficam confusos tentando se orientar. Essas revoadas dos siarídeos incomodam muitas pessoas. Esses aumentos populacionais (com revoadas), nessa época do ano, podem ocorrer devido ao aumento da umidade e às temperaturas elevadas.
 O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recomenda, para evitar o incômodo, que se apaguem as luzes de dentro da casa, deixando apenas acessas as luzes da parte externa para atrair os insetos apenas na parte de fora da residência. Ainda de acordo com o CCZ, o uso de inseticidas não são recomendados nestes casos, já que os mesmos não trazem riscos de transmissão de doenças.
Notícias Recentes