Festival de cinema é atração na Praça Santa Rita

na Categoria Cultura, Educação

No último sábado (11/11), a praça Santa Rita virou um “cinema ao ar livre”. Mais de 60 alunos das oficinas de produção de vídeo do projeto “Imagens em Movimento” mostraram para o público o resultado dos trabalhos em curta metragens. A abertura do evento contou com apresentações de música e dança de estudantes da rede municipal.

O programa, realizado pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal, oferece oficinas de cinema para estudantes de escolas públicas, além de cursos de capacitação para educadores amantes da arte cinematográfica e eventos de exibição das obras realizadas nestes processos. As oficinas oferecidas pelo projeto são gratuitas e acontecem sempre em horário extra-curricular. Em sete anos de atuação, mais de 600 alunos já participaram das oficinas e cerca de 100 curtas metragens foram produzidos por eles.

Sobre as ações do projeto, o prefeito Wander Borges destacou a possibilidade de descoberta de talentos. “Essas atividades, além de garantir uma ocupação dos alunos quando estão fora do período escolar, possibilitam o descobrimento de novos talentos para as artes do cinema. É de fundamental importância que essas ideias façam parte da rotina de jovens, adolescentes e crianças, como garantia de uma educação acessível a todos”, explicou.

Em Minas Gerais, o projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da ArcelorMittal e apoio da Prefeitura Municipal de Sabará. Mais informações sobre as ações do projeto em www.imagensemmovimento.com.br.