Falta pouco para o Festival da Jabuticaba

na Categoria Cultura, Meio Ambiente, Turismo

Os preparativos para a 31ª edição do Festival da Jabuticaba estão a todo vapor. Um circuito gastronômico está sendo montado no Centro Histórico com uma estrutura inovadora. Toda essa montagem está sendo viabilizada com recursos da CODEMIG, fruto de um projeto desenvolvido pela Associação dos Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará (Asprodejas), com aval da municipalidade.

A Prefeitura de Sabará também contribuiu com recursos repassados por meio de subvenção para a entidade e está realizando toda logística do evento. Além disso, o Executivo Municipal tem disponibilizado equipes de trabalho de diversas áreas para garantir o sucesso na realização dessa grande festa.

O festival é um dos eventos que aquece a economia sabarense. Para este ano é esperada uma movimentação de recursos expressivos, na ordem de R$1.000.000,00 em toda cadeia produtiva e de serviços. A rede hoteleira do município já está com quase toda capacidade reservada. O Hotel Solar Corte Real e a Pousada Sant’ana já alcançaram 100% da capacidade. Na pousada Villa Real restam pouquíssimas vagas e a expectativa é esgotar nos próximos dias. “Este ano a procura aumentou bastante, avalio como a maior de todos os festivais. Creio que por haver uma maior divulgação do evento”, diz o proprietário da pousada Villa Real, Ralph Matarelli.

Trânsito

Em função da montagem estrutural, a Praça Melo Vianna já está totalmente interditada. A partir de quarta feira (15/11) o trânsito estará parcialmente interditado na Praça Santa Rita e os ônibus passarão a circular exclusivamente pela Av. Perimetral. Durante o festival, será extremamente proibido estacionar nas ruas São Francisco, Treze de Maio e Abreu Guimarães, sujeito a multa e reboque. O Largo do Marquês será o espaço oficial para estacionamento. As ruas do Carmo e Intendência funcionarão como mão única para facilitar o acesso dos participantes do evento.

As vagas de idosos e deficientes regulamentadas funcionarão normalmente, com uso do cartão. Além disso, haverá embarque e desembarque desses passageiros ao lado da Igreja do Rosário, ruas Luiz Cassiano e Borba Gato (próximo à Câmara). Os pontos de táxis serão transferidos para as Ruas São Pedro e Mestre Caetano. A Prefeitura de Sabará pede a todos os participantes do evento que repeitem as regras de trânsito e colaborem com o sucesso deste evento tão importante para a cidade de Sabará.