DIA MUNDIAL SEM TABACO

na Categoria Saúde

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva, realizou nesta sexta-feira (31/05), na praça Santa Rita, a campanha do Dia Mundial sem Tabaco. A ação é uma oportunidade anual para aumentar a conscientização sobre os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo. Durante o evento, houve palestras e distribuição de kits contendo material educativo.

“A Nicotina traz uma dependência muito grande e o primeiro passo para deixar de fumar é ter vontade. Nós ficamos muito contentes em participar e passar para a população os cuidados necessários”, disse a preceptora de estágio da Newton Paiva na área de Odontologia, Alcione Lúcia Morais.

“Eu acho muito importante que os alunos possam participar de um evento como esse porque ele pode trazer para a população o conhecimento que a gente vai tendo durante o curso de Graduação”, disse a estudante do 9º Período de Odontologia da Newton Paiva, Gabriele Andrade.

Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Destes, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral – AVC).

Quem deseja parar de fumar pode aderir ao programa gratuito disponível pelo SUS. Os grupos têm encontros semanais com acompanhamento médico. É preciso levar comprovante de endereço e cartão do SUS. Contato: 3672-6616 ou 3672-5068, Policlínica de Sabará.