Dia Mundial de Controle da Tuberculose

 na Categoria Saúde

No dia 24 de março, comemoramos o Dia Mundial de Controle da Tuberculose. Esta data tem como objetivo conscientizar a população sobre os impactos desta doença e medidas de prevenção e controle.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos. Sua transmissão é direta de pessoa a pessoa. Os principais sintomas são tosse por mais de três semanas, febre baixa geralmente à tarde, cansaço, falta de apetite, perda de peso, fraqueza e suor noturno.

Em nosso município o exame diagnóstico é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), além disso, contamos com um serviço de atenção especializada que possui duas especialidades de atendimento Pneumologia e Infectologia para atendimento aos casos mais específicos.

Caso apresente algum sintoma, procure ajuda na unidade de saúde mais próxima. Todo o tratamento é oferecido gratuitamente e se seguido corretamente pode atingir até 100% de cura dos casos.

Notícias Recentes