Cuidados Pós Enchente

 na Categoria Saúde

Devido ao grande volume de chuvas dos últimos dias, alguns pontos tiveram enchentes e alagamentos, diante disso, é preciso redobrar a atenção quanto à transmissão de algumas doenças. Orientamos a população a cerca de alguns cuidados:

– Evite o contato com lama, água ou esgotos. Se o contato for inevitável é recomendável permanecer o menor tempo possível em contato com a lama.

– Impeça que crianças nadem ou brinquem nestes locais que podem estar contaminados com urina de ratos.

– Orientar o uso de botas e luvas ao ter contato com a lama, se isto não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e pés.

– Após as águas baixarem, será necessário retirar a lama e fazer desinfecção do local. Deve-se lavar o chão, paredes e objetos caseiros, desinfetando com água sanitária.

– No caso dos pisos, paredes, móveis e outros objetos, após retirar a lama, lave o local com água e sabão e, a seguir, prepare uma solução diluindo um copo (200ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para um balde de 20 litros de água. Umedeça um pano na solução e passe nas superfícies, deixando-as secar naturalmente.

– Jogue fora medicamentos e alimentos (frutas, legumes, verduras, carnes, grãos, leites e derivados, enlatados etc.) que entraram em contato com as águas da enchente, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados, pois, ainda assim, podem estar contaminados.

– Lave bem as mãos antes de preparar alimentos e ao se alimentar. Procure beber sempre água potável, que não tenha tido contato algum com as enchentes, e a utilize no preparo dos alimentos, especialmente das crianças menores de um ano. Para garantir que a água é segura para consumo, ferva-a por ao menos um minuto, ou adicione duas gotas de hipoclorito de sódio com concentração de 2,5% (água sanitária) para cada litro de água.

– Os frascos de hipoclorito de sódio a 2,5%, próprios para diluir na água de beber e cozinhar, podem ser encontrados em farmácias ou supermercados, ou podem ser fornecidos pela Prefeitura. Na falta dessas opções, utilize água sanitária, tomando o cuidado de adquirir apenas aquelas que tenham registro e não contenham outras misturas, como perfumes.

– Caso sinta febre, dores no corpo, dor de cabeça em um período de até 30 dias após a exposição com a enchente, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima e relate ao médico o contato com águas de enchentes.

– Se você está com seu cartão de vacinas desatualizado procure a Unidade mais próxima para averiguar o caso e verificar a necessidade de tomar a vacina contra tétano.

 

 

Notícias Recentes