CONTROLE POPULACIONAL DE ANIMAIS EM SITUAÇÃO DE ABANDONO

na Categoria Saúde

A Prefeitura de Sabará está implantando uma política pública de controle populacional de cães e gatos de rua. Nesta terça-feira (23/07), ocorreu uma reunião com a participação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), do Grupo de Apoio à Proteção Animal de Sabará e representantes da sociedade civil. A proposta inicial prevê a castração de animais em situação de abandono e semidomiciliados.  Para isso, a Prefeitura de Sabará contratou o serviço profissional especializado que será realizado semanalmente os procedimentos no CCZ.

Os requisitos para ter acesso ao serviço serão determinados por uma regulamentação que, em breve, será disponibilizada no site da Prefeitura de Sabará. Vale ressaltar que, por se tratar de uma ação preventiva de saúde pública, prioritariamente, serão castrados os animais de rua e aqueles que tem um potencial maior de transmissão de doenças. Animais de famílias de baixa renda também poderão ser beneficiados, sendo que esse encaminhamento será realizado por meio dos agentes de programas sociais do município e avaliados pelo CCZ.

Atualmente, Sabará possui uma população de cerca de 3.000 animais em situação de abandono. A proposta é que por meio da castração, aliado a um trabalho de conscientização da comunidade, este número venha a diminuir gradativamente. Será desenvolvida também uma campanha para incentivar a adoção. “Disponibilizando o serviço de castração, estamos dando o primeiro passo.  Porém, apenas castrar não basta. É preciso conscientizar a comunidade sobre a guarda responsável, uma vez que abandono e maus tratos é crime. Cada um deve fazer a sua parte”, diz o prefeito Wander Borges.