CONFIRMADO PRIMEIRO CASO DE FEBRE AMARELA EM SABARÁ

na Categoria Saúde
Confirmado nesta tarde (17/01) pela Secretaria Estadual de Saúde o primeiro caso de Febre Amarela no município de Sabará. Trata-se de um senhor de 74 anos morador do bairro Maquiné, em Ravena. O paciente foi encaminhado à Santa Casa de Belo Horizonte onde segue internado para tratamento.
Sabará tem ainda um caso suspeito que está aguardando o resultado dos exames. Esse segundo caso é um senhor de 58 anos morador do bairro Amélia Moreira, região do Borba Gato.
Ações Preventivas
A  Prefeitura vem desenvolvendo ações preventivas desde o ano passado. A medida mais eficaz contra a febre amarela é a vacinação. Na Upa Padre Lázaro foi montada uma sala de vacinação que  funciona diariamente por 24horas. Nesta semana, diante do aumento de casos em todo estado, a sala de vacina da Policlínica Siderúrgica ampliou o  atendimento  para 7h as 22h. Imediatamente após a notificação dos casos (suspeito e confirmado) a Secretaria Municipal de Saúde  iniciou a vacinação casa a casa em ambas as localidades. A Unidade Básica de Saúde do KM 14 também funcionará até as 22horas nos dias 17, 18 e 19 de janeiro.
No último final de semana, a Secretaria de Saúde realizou uma blitz de vacinação no Campo Newtão. Cerca de 80 homens foram vacinados nesta ação, que será repetida nos próximos finais de semana em outros campos da cidade.
Os macacos
Em todo ano de 2017, dezesseis micos encontrados mortos na cidade foram encaminhados para análise. Desse montante, dois deram positivo para Febre Amarela. O Parque Chácara do Lessa está interditado para visitação e ações educativas e preventivas estão sendo desenvolvidas no local e entorno.
Vale ressaltar que os macacos não transmitem a doença. São vítimas e importantes colaboradores para a identificação de focos do mosquito, que são os únicos transmissores da doença. Agredir, maltratar ou matar macacos é crime ambiental e prejudica a prevenção da doença. A população deve colaborar comunicando caso encontre algum primata morto. Os telefones para contato são:
Epidemiologia: 3672-7861
Zoonoses: 3674 62 25