Conferência de Saúde da Mulher

na Categoria Saúde

A Secretaria de Saúde de Sabará e o Conselho Municipal de Saúde realizaram no último sábado (20), a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher. O encontro teve a presença de autoridades do Executivo e Legislativo Municipal, conselheiros de saúde, líderes comunitários e representantes da comunidade sabarense que debateram sobre cinco eixos temáticos voltados à saúde da mulher. Ao final, foram eleitos os delegados do Conselho Municipal de Saúde de Sabará.

Propostas apresentadas:

Eixo temático I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.

Âmbito Nacional

– Garantir os direitos através da igualdade social e de gênero, especialmente para as mulheres jovens, negras, lésbicas e trans.

Âmbito Nacional/Estadual e Municipal

– Desenvolver estratégias de enfrentamento ao machismo, sexismo e a misoginia, que interferem de forma direta na saúde física e mental das mulheres.

Âmbito Municipal

– Garantir que o saneamento básico atinja de forma ampla a população, principalmente a população carente, de maneira a minimizar o impacto na saúde da mulher, visto que as mulheres são mais suscetíveis e pelos hábitos de vida e as funções que exercem, se tornam mais vulneráveis.

Eixo temático II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres.

Âmbito Municipal

– Implantar no setor de Saúde do Trabalhador atendimento específico voltado para a Saúde da Mulher.

Eixo temático III – Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres.

Âmbito Nacional

– Garantir políticas públicas de saúde voltadas para as mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Âmbito Municipal

– Criar um plano de trabalho com equipes multidisciplinares existentes no município, capacitando os profissionais para atender e acompanhar mulheres vítimas de violência doméstica.

Eixo temático IV – Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Âmbito Nacional

– Incluir nas Políticas Públicas de Saúde da Mulher a medicina integrativa (práticas integrativas complementares), psicoterapia, homeopatia, fitoterapia, musicoterapia, florais e meditação.

Âmbito Municipal

– Garantir às gestantes todo o serviço de pré-natal com qualidade, garantir a disponibilidade dos serviços através da orientação adequada às equipes de saúde e o fornecimento dos materiais, insumos e equipamentos necessários para os procedimentos de acompanhamento da gestante.

– Efetivar e garantir o funcionamento do Conselho da Mulher, garantindo o acompanhamento dos direitos das mulheres e trabalhando com outros conselhos.

– Disponibilizar exames de mamografia para mulheres a partir de 40 anos devido à grande demanda percebida no município.

Eixo temático V – Rompendo as barreiras da invisibilidade na luta pela assistência integral à saúde da mulher. (Eixo sugerido pela Secretaria Municipal de Saúde de Sabará)

Âmbito Nacional

Implantação de uma política de Assistência à Saúde da Mulher que leve em conta a crescente inserção da mulher no mercado de trabalho.

– Garantir às mulheres soro positivas o direito de optarem pela maternidade.

– Garantir às mulheres que têm filhos com necessidades especiais o acesso aos serviços de saúde de forma humanizada levando em conta suas particularidades.

– Ampliar, garantir e monitorar a cobertura dos serviços da Rede Cegonha através dos estados e municípios, garantindo os cuidados e o direito ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gestação e ao puerpério.

Âmbito Municipal

– Implantar o CAPS AD e formular uma política de atendimento e acompanhamento à mulher usuária de substâncias psicoativas.

Delegados (as) eleitos para o Conselho Municipal de Saúde de Sabará:

Maria das Graças Reis – Usuária – Regional Gal. Carneiro

Gina Maria Teixeira – Trabalhador – Laboratório Municipal

Maria Rodrigues de Souza – Trabalhador – Caps II

Antônio Ferreira Machado – Usuário – Regional Ana Lúcia

Antônio Mateus – Usuário – Regional Fátima

Delegados (as) Usuários (as):

Ana Izabel de Oliveira – Bairro Adelmolândia

Cassia Regina Vieira – Bairro Campo Sto. Antônio