Comunicado IPTU 2017

na Categoria Fazenda

O último recadastramento imobiliário completo realizado no Município de Sabará aconteceu no ano de 1975. Durante os trinta anos seguintes os dados tributários aplicados no cálculo do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU, como benfeitorias em vias públicas em decorrência de calçamento, asfaltamento, redes de esgoto, serviços de coletas de lixo, dentre outros, bem como número e tamanho das construções nos diversos imóveis da área urbana não foram atualizados.

Recentemente, o município passou por um recadastramento imobiliário, realizado pela Fundação João Pinheiro, o que gerou uma atualização desses dados. Essa atualização apresentou divergências entre a situação real de vários imóveis no município e os valores que vinham sendo cobrados, em alguns casos havia o pagamento sobre áreas construídas muito menores do que aquelas encontradas pelo recadastramento. Em outros casos havia o lançamento de apenas um imóvel sendo que hoje há novas construções no local e ainda aqueles em que as ruas não tinham as benfeitorias que hoje apresentam.

De posse desses dados e diante da correção pelo IPCA relativo ao período de novembro/2015 a outubro/2016, no percentual de 7,61% (sete vírgula sessenta e um por cento) nos valores do IPTU/2017, em conformidade com o disposto no Código Tributário Municipal, Fazenda Municipal enviou aos contribuintes sabarenses os respectivos carnês com os valores a serem pagos neste exercício.

Os contribuintes que tiverem dúvidas quanto aos valores deverão procurar a Secretaria Municipal de Fazenda, localizada à Rua Luiz Cassiano, 83, Centro.
Mais informações: 3672-7674