Cadastro Cultural

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, mantém o cadastro cultural de grupos artísticos (bandas musicais, companhias de teatro, companhias de dança, entre outras), agentes culturais (pessoas físicas) e espaços culturais (coletivos, associações, entidades, entre outros).

O levantamento tem como objetivos identificar nomes e atividades ligadas à história e potencialidades desenvolvidas por artistas em várias atividades; coletar importantes números da cultura local; criar um banco de dados com informações que irão subsidiar as decisões e orientações de políticas públicas voltadas para o setor; desenvolver projetos para proteger e estimular a diversidade das expressões culturais no município; e criar o mapa cultural de da cidade.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, André Alves, o cadastro cultural é fundamental, pois por meio dele será possível coletar importantes informações sobre a cultura no município, o que dará uma visão mais real do cenário artístico da cidade e, com isso, desenvolver políticas públicas mais assertivas que possam atender de forma satisfatória seus agentes culturais. “Essa é a nossa principal fonte de dados culturais de Sabará e a nossa base para a construção do mapa cultural da cidade.”

Além disso, é por meio do cadastro que todos os envolvidos com a cultura da cidade poderão participar não só da Lei Aldir Blanc, mas também de diversos editais municipais. Mesmo aqueles que já participaram de algum chamamento público devem realizar o cadastro. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura pelo número (31) 3671-1780 / 3672-7682.

Obs: quem se cadastrou no ano passado, não é preciso realizar um novo.

Clique no link, de acordo com sua representatividade, e faça o cadastro.

Cadastro de Agentes Culturais | Clique Aqui
(Para cada pessoa física ou MEI, mesmo você fazendo parte de uma entidade e/ou grupo. A entidade e/ou grupo devem ser cadastrados nos formulários próprios, mas é importante que você também se cadastre como pessoa física e mostre o eu trabalho)

Cadastro de Espaços, Instituições e Coletivos Culturais | Clique aqui
(Tem um espaço físico onde pessoas produzem arte? Este é o formulário!)

Cadastro de Grupos Culturais | Clique aqui
(Grupos de teatro, musicais e de dança; Blocos Carnavalescos; Guardas de Marujo; Quadrilhas; entre outros)

RELAÇÃO DOS CADASTRADOS NO MUNICÍPIO, ATÉ O MOMENTO.

Atenção: o cadastro está momentaneamente paralisado para aplicação da Lei Aldir Blanc.

RELAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS CADASTRADOS EM SABARÁ (ATÉ NOVA ABERTURA DO CADASTRO)| Clique Aqui

RELAÇÃO DE ESPAÇOS CULTURAIS CADASTRADOS EM SABARÁ (ATÉ NOVA ABERTURA DO CADASTRO) | Clique Aqui

RELAÇÃO DE GRUPOS CULTURAIS CADASTRADOS EM SABARÁ (ATÉ NOVA ABERTURA DO CADASTRO) | Clique Aqui

Perguntas e Respostas

Fiz o cadastro em 2020, preciso fazer novamente?

Não é preciso. Este cadastro é uma continuação da ação iniciada em 2020.

Terei de fazer o cadastro todo ano ?

Não. A partir do momento que vc realizar o cadastro, você receberá um número e com ele você poderá participar de editais futuros.
Não será necessário renovar o cadastro anualmente e, caso você precise alterar algum dado, isso poderá ser feito sem a necessidade de preencher os outros dados.

O cadastramento é apenas para músicos ou também é para outras categorias ?

O cadastro é para TODOS que produzem qualquer tipo de arte em Sabará, independente da categoria, idade, experiência, e outros características.

Cadastrando, serei contratado pela prefeitura ?

O cadastro não garante a contratação do artista. Para isso, haverá ainda o Edital de Chamamento para a possibilidade de contratação de diversas manifestações artísticas.
Porém, estar cadastrado no município será fundamental para que todos possam participar de futuros editais no município.

Receberei recursos da Lei Aldir Blanc?

Ser cadastrado é uma das exigências para pleitear recursos da Lei Aldir Blanc, porém ser cadastrado não é a garantia do benefício.

Obs: Até a presente data a Lei Aldir Blanc não foi aprovada pelo Governo Federal para nova aplicação nos municípios.

Qual a importância de ser cadastrado ?

Várias. Primeiro, porque você se mostra ao Poder Público. Depois, os cadastrados poderão participar de editais diversos da cultura no município. Há também a facilidade do contato com cada artista, que terá mais chances de saber em tempo hábil sobre novas oportunidades.
Enfim, além dessas, há várias outras vantagens em se cadastrar. Não perca tempo.

Sou funcionário público. Posso fazer o cadastro ?

Sim! O Cadastro é um registro de quem produz qualquer tipo de arte em Sabará, para qualquer tipo de profissão.

Ser cadastrado não representa obrigatoriedade em participar de editais públicos, o que é impedido a funcionários do serviço público.

Preciso comparecer à alguma unidade da prefeitura para fazer o cadastro ?

Não, você pode fazer o cadastro de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.

Preciso pagar para fazer meu cadastro?

Não, é totalmente gratuito.

Até quando eu posso fazer o meu Cadastro ?

O cadastro pode ser feito durante o ano todo, mas, nos períodos que antecedem o lançamento de editais culturais, o Prefeitura poderá definir uma data limite para solicitação de novos cadastros ou renovações para aqueles que desejarem concorrer ao edital em questão. Acompanhe as publicações no site oficial da prefeitura para saber as datas.