AÇÕES PREVENTIVAS CONTRA O SARAMPO

na Categoria Saúde

Como medida preventiva, Sabará está em alerta contra o sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo algumas ações em função de alguns estados brasileiros, incluindo Minas Gerais, estarem enfrentando o surto da doença.

Na última semana, foi montado um Comitê de Enfrentamento ao Sarampo, onde profissionais de saúde se reúnem periodicamente para traçar estratégias diante de possíveis casos da doença. Nesta quinta-feira (05/09) a Prefeitura disponibilizou uma capacitação para todos os estabelecimentos de saúde do município, públicos e privados.

*Até o momento Sabará não possui nenhum caso confirmado da doença. Quatro casos suspeitos estão sendo acompanhados,* sendo que 75% são crianças abaixo de 5 anos. Em função disso, o Comitê decidiu realizar a imunização de crianças nessa faixa etária nas escolas. É importante que os pais disponibilizem cópia do cartão de vacina para as escolas, onde será feito a conferência e, caso necessário, aplicação da vacina.

A doença

O Sarampo é uma doença altamente contagiosa. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo. A vacina é a única forma de prevenção da doença e faz parte do calendário básico de imunização. A recomendação é seja verificado no cartão se a pessoa já tomou duas doses da tríplice viral, na faixa etária até 29 anos e profissionais de saúde independente da idade. 1 dose em pessoas entre 30 a 49 anos. Acima de 50 anos não é indicado a vacinação, exceto em situações especiais.

Sintomas

A doença se caracteriza por apresentar  febre e manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo. Também provoca tosse, coriza e conjuntivite. A recomendação é que as pessoas evitem ambientes fechados e até mesmo públicos, com grandes aglomerações, o que aumenta o risco de contato com o vírus. Também é recomendado, frequentemente, a limpeza das mãos com água, sabão e, se possível, álcool gel. Evite levar as mãos aos olhos e boca. Caso esteja tossindo, evite fazê-la  diretamente nas mãos. Use um papel toalha, lenço ou cotovelo para aparar a tosse.