7 DE SETEMBRO 2018 EM SABARÁ – Conhecer para pertencer –

na Categoria Educação

A celebração do Dia da Independência do Brasil no município será regida sobre o tema “Conhecer para Pertencer” e foi baseado em um projeto de educação patrimonial desenvolvido pela Prefeitura de Sabará. Serão ao todo 37 escolas municipais participantes. A cerimônia cívica terá também a presença de autoridades municipais, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Prisional, Guarda Municipal, Defesa Civil, Escoteiros, Guarda Mirim, APAE, Maçonaria, Rotary Club, Balé Municipal, Banda Santa Cecília, Fanfarra do CAIC, Fanfarra Adão de Fátima e Fanfarra da APAE. A solenidade acontecerá às 8h30 na praça Melo Viana, com desfile cívico percorrendo a rua Dom Pedro II, avenida Vitor Fantini e finalizando na praça de Esportes – PRAESA. Um dos pontos principais da comemoração vai ser a reprodução do Hino de Sabará, pelas vozes dos estudantes da Escola Municipal Padre Sebastião Tirino, acompanhados pela Banda Santa Cecília.

O Projeto “Conhecer para Pertencer” é resultado de estudo, muita pesquisa e vivência por meio de um projeto sobre educação para o patrimônio desenvolvido em 2017, chamado “Riquezas de nosso Patrimônio”, que englobou o Conjunto Paisagístico do Morro São Francisco, Sabará. Desde então, foi buscado articular teoria e prática, contendo um pouco de cada experiência conhecida adaptada para a realidade local, de modo a estar de acordo com as características do município, das escolas, dos professores e de toda equipe envolvida.

Este projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Cultura – Gerência de Patrimônio e trouxe à tona aspectos da história, da memória e das tradições culturais que estão esquecidas, desconhecidas ou até mesmo adormecidas. É tirar do desconhecido toda a carga de história, de memória, de vivências que eles carregam consigo, em função dos indivíduos não terem acesso a informações referentes ao contexto histórico, cultural e afetivo do nosso patrimônio.

A educação para o patrimônio é uma metodologia de trabalho que pressupõe a produção de conhecimento, tendo como objeto de estudo o patrimônio cultural material e imaterial, provocando uma reflexão crítica e consciente sobre este patrimônio, desenvolvendo laços afetivos e sentimento de pertencimento dos envolvidos com a sua comunidade. Este projeto acontece durante todo o ano letivo, levando o aluno a conhecer a história local através do seu patrimônio material e imaterial.

Informações: (31) 3672-7712. Secretaria de Educação de Sabará